Festival TassJazz regressa para três dias de boa música em Odemira

A 9ª edição do Festival TassJazz vai trazer o melhor do jazz a Odemira, em três noites de qualidade, improviso, […]

A 9ª edição do Festival TassJazz vai trazer o melhor do jazz a Odemira, em três noites de qualidade, improviso, descontração e festa. Nos dias 5, 6 e 7 de julho, o Cerro do Peguinho recebe grandes nomes da cena internacional do jazz, com entradas livres.

O Festival TAssJazz acontecerá num anfiteatro ao ar livre, sobre o rio Mira e o casario de Odemira, no Cerro do Peguinho, numa iniciativa do Município de Odemira.

Joel Xavier 8 (dia 5, 22h), Laurent Filipe 4teto – “The Song Band” (dia 6, 22h), “À conversa com… o Maestro Jorge Costa Pinto” (dia 7, 21.30h) e Herb Geller Trio (dia 7, 22h) são os nomes do cartaz de 2012.

Joel Xavier, exímio guitarrista português que conquistou o mundo e muitos prémios, abre o Festival TassJazz, na quinta-feira, dia 5. Joel Xavier, na guitarra e voz, será acompanhado de Milton Batera na bateria e Markus Britto no baixo. Aos 17 anos gravou o 1º álbum e aos 19 venceu um concurso de guitarra em Los Angeles, num total de 70 guitarristas, tendo sido considerado pela crítica americana como um dos cinco melhores guitarristas dos EUA.

Laurent Filipe, compositor, produtor, orquestrador, trompetista e conferencista em Portugal e no estrangeiro, também conhecido do grande público pelas participações como júri em programas de televisão, apresenta-se em Odemira com The Song Band, na noite de sexta-feira, dia 6 de julho, pelas 22 horas. O quarteto junta em palco Laurent Filipe (trompete e voz), Rodrigo Gonçalves (piano), Massimo Cavalli (contrabaixo) e Paulo Bandeira (bateria).

No sábado, pelas 21.30 horas, decorrerá uma edição da iniciativa “À conversa com…” o Maestro Jorge Costa Pinto, um dos nomes com maior história no panorama do jazz português, sendo a sua atual big band considerada uma das melhores formações a nível nacional.

Compositor, orquestrador e maestro, Jorge Costa Pinto foi um dos pioneiros da fundação do Hot Clube de Portugal. As suas obras – ligeiras, jazz, câmara e sinfónicas – estão gravadas em disco e editadas em partituras, não só em Portugal, mas ainda em França, Espanha, Brasil, Japão, EUA, África do Sul, Inglaterra, Venezuela e Grécia.

A fechar o TassJazz, um nome incontornável do jazz, o saxofonista Herb Geller. Músico histórico, tornou-se conhecido como um dos expoentes do estilo West Coast Jazz, sendo uma das referências no saxofone-alto. Sobe ao palco no dia 7, sábado, pelas 22 horas, acompanhado de Daniel Hewson (piano) e Nelson Cascais (contrabaixo).

Durante as três noites de espetáculos, acontecerá ainda uma performance de pintura ao vivo, com o artista plástico Philippe Peseux.

 

Conheça aqui os pormenores da programação do Festival TassJazz:

 

 

Comentários

pub