Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de portimao

Sul InformaçãoO embaixador de Israel em Portugal, Ehud Gol, visitou, ontem (20 de junho), a cidade de Silves. Acompanhado da presidente da Câmara Isabel Soares e do Conselheiro Político da Embaixada de Israel em Portugal, Lior Keinan, o diplomata percorreu o Museu Municipal de Arqueologia, onde foi guiado por Maria José Gonçalves (Chefe de Divisão de Património Histórico-Arqueológico e Museus) e por Joana Pires, técnica da autarquia.

A delegação israelita teve, ainda, a possibilidade de ver um achado recente, efetuado por arqueólogos da Universidade de Friedrich-Schiller (de Jena, Alemanha), perto de São Bartolomeu de Messines (Silves), que será a mais antiga evidência arqueológica da Cultura Judaica na Península Ibérica. Pensa-se que se trata de uma lápide funerária, datada, provavelmente, de um período não posterior a 390 AD.

A placa de mármore, com 40cm x 60cm, onde, segundo os investigadores, se pode ler o nome “Yehiel“, seguido de outras letras ainda não decifradas, foi o principal motivo da vinda dos diplomatas israelitas a Silves, tendo despertado enorme interesse e curiosidade por parte dos membros desta delegação.

Banner lateral albufeira

O achado foi classificado por Ehud Gol como «profundamente interessante» e «da maior importância».

O embaixador quis, ainda, saber pormenores sobre a história de Silves, a sua ligação à cultura judaica, bem como muitos outros aspetos, nomeadamente ligados à sua demografia e atividades económicas.

Revelou, ainda, ter ficado muito impressionado com a quantidade de vestígios arqueológicos existentes, bem como com a sua diversidade de proveniências e períodos, o que revela que Silves sempre foi um centro económico de grande importância e um espaço verdadeiramente multicultural.

A visita à cidade terminou com uma ida ao Castelo, onde, curiosamente, o embaixador pôde contactar um casar de israelitas, que ali se encontravam de visita.

recrutamento zoomarine 2025
teatro das figuras

Também poderá gostar

Histórias Imaginárias Orquestra Algarve

Quarteto da Orquestra do Algarve conta “Histórias Imaginárias” em Faro e Silves

Feira Medieval de Silves_BB-32

Silves convida a participar na recolha de imagens para o livro dos 20 anos da Feira Medieval

imgLoaderUrl

Baleizão vai ter “Casa da Memória” para valorizar o património arqueológico