Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Sul InformaçãoA Câmara Municipal de Lagos deliberou, na sua primeira reunião do mês de junho, aprovar a versão final da Proposta do Plano de Urbanização de Lagos, documento que já integra a ponderação dos resultados da discussão pública. O PU segue agora para aprovação da Assembleia Municipal.

Júlio Barroso, presidente da autarquia, disse aos jornalistas, na semana passada, durante a assinatura do protocolo com o Grupo Sonae, que também o novo Plano Diretor Municipal de Lagos «dentro de dois ou três meses».

O PDM de Lagos há quase 20 anos que está suspenso, já que, em 1994, o tribunal declarou como ilegal uma das suas cláusulas. A situação tem criado problemas ao concelho, mas agora, finalmente, parece que o processo vai chegar ao fim.

sessões de cinema de inverno

«Teremos um PDM novo e o mais moderno do país dentro de dois ou três meses», anunciou Júlio Barroso.

«Como o PDM anterior caiu, fomos obrigados a incorporar [os novos conceitos] e não apenas a fazer a retoma do PDM anterior», que tinha por base estudos dos anos 80. «Retomámos, desfazendo o erro [que levou à declaração de ilegalidade de uma cláusula], mas depois incorporámos toda a evolução legislativa, as concretizações territoriais de projetos, as vias, os equipamentos» e até «os avanços e recuos do Protal», explicou o autarca. No fundo, o que tem estado a ser feito é «adaptar o PDM velhinho dos anos 80 à realidade atual».

«Aquilo que era uma suposta retoma do antigo PDM, com todas as incorporações e alterações, acabou por resultar agora num novo PDM, de nova geração», garantiu Júlio Barroso.

 

Plano de Urbanização incorpora sugestões do público

 

A aprovação do Plano de Urbanização de Lagos, apresentado pela Câmara como um «importante instrumento de planeamento e ordenamento do território», encerra a fase de discussão pública, que decorreu no final do ano passado, entre 14 de novembro e 15 de dezembro.

Durante este período, os cidadãos tiveram oportunidade de participar mais ativamente e diretamente no processo de planeamento, através da consulta de toda a informação relativa ao Plano e da apresentação de sugestões, observações e também de reclamações.

A autarquia adianta que, durante o processo de discussão pública foram recebidas 134 participações (públicas e privadas), incluindo um abaixo assinado com 232 assinaturas, tendo sido «todas analisadas tecnicamente pela equipa de trabalho, resultando em alguns casos na retificação da proposta inicial do Plano».

A versão final do Plano de Urbanização de Lagos e o respetivo Relatório Ambiental, aprovados nesta reunião de Câmara, serão agora apresentados e submetidos à Assembleia Municipal de Lagos, para aprovação e posterior publicação no Diário da República.

 

Informação Complementar:

 

A elaboração e aprovação de instrumentos de gestão territorial estão sujeitas a um longo e complexo processo que resulta da obrigatoriedade de recolha do parecer de um número significativo de entidades e da necessidade de concertar as respetivas posições.

O Plano de Urbanização de Lagos não foi alheio a este processo, razão pela qual merece recordar as últimas etapas a que o mesmo foi sujeito.

 

ENQUADRAMENTO

♦ Na sequência da aprovação da Proposta de Plano do PU de Lagos na Reunião de Câmara de 28 de janeiro de 2009, foi a mesma remetida para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve – CCDRA para efeitos de Conferência de Serviços, a qual teve lugar no dia 17 de março de 2009.

♦ Dos pareceres emitidos (maioritariamente favoráveis ou favoráveis condicionados), só dois foram desfavoráveis, nomeadamente, o da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, I.P. e o do Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico, IP., com quem se levaram a cabo as respetivas reuniões de concertação, ambas no dia 3 de abril de 2009.

♦ Apesar de ter emitido parecer favorável condicionado, realizou-se, no mesmo dia da Conferência de Serviços, uma reunião de concertação com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, na qual ficaram desde logo esclarecidas as questões colocadas por esta Entidade.

♦ De salientar que, não obstante as reuniões de concertação levadas a cabo com a ARH e o IGESPAR, a resolução dos assuntos relativos a estas temáticas, foi bastante complexa e morosa, razão conducente a que a Proposta de Plano reformulada de acordo com os supracitados pareceres e reuniões, só tivesse sido aprovada na Reunião de Câmara de 21/07/2010.

♦ Neste seguimento, foi a mesma remetida à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve para efeitos de concertação e emissão de novo parecer, o qual só foi rececionado em 27/12/2010, consubstanciando-se o seu conteúdo na indicação de que alguns pontos da Proposta deveriam ser alterados, ou em alternativa, deveria ser apresentada uma fundamentação da desnecessidade de se proceder às alterações apontadas.

♦ Relativamente à Administração da Região Hidrográfica do Algarve, I.P., foi-lhe igualmente enviado um exemplar da Proposta reformulada, acompanhada por um conjunto de estudos solicitados pela própria Entidade, tendo sido o seu parecer, rececionado em 30/03/2011, mais uma vez, no sentido de serem aprofundados alguns outros estudos.

♦ A Proposta de Plano do PU de Lagos foi assim novamente reformulada na sequência destes últimos pareceres, sujeita à apreciação e aprovação da Câmara Municipal na sua reunião de 03/08/2011 e remetida às mencionadas Entidades em 05/08/2011.

♦ Em 13/09/2011, foi rececionado o parecer da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, o qual é favorável, desde que tidas em conta as questões apontadas no mesmo, e em 29/09/2011 foi recebido o da CCDRA, em sentido idêntico.

♦ A Proposta de Plano daqui resultante foi presente à Reunião de Câmara de 19/10/2011, altura em que foi aprovada e deliberada a abertura do período de Discussão Pública, que acabou por decorrer entre 14 de novembro e 15 de dezembro.

♦ A versão final da Proposta de Revisão do Plano de Urbanização de Lagos e respetivo Relatório de Ponderação dos resultados da Discussão Pública são levados à Reunião de Câmara de 06 de junho de 2012 com vista à sua aceitação. Posteriormente será remetido para aprovação da Assembleia Municipal de Lagos.

 

 

recrutamento zoomarine 2025
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Assinatura Contrato PP Baleizão (1)

Novo Plano de Pormenor do Baleizão quer reforçar dinâmica económica de Alcantarilha

aéreas de Lagos

Lagos lança concurso para 104 casas a custos controlados e habitação colaborativa

Castro Verde_er_01

Castro Verde atualizou o seu Plano Diretor Municipal que já tinha mais de 30 anos