Odemira recebe 1º Encontro Ibérico de Orçamentos Participativos

A vila de Odemira vai receber o 1º Encontro Ibérico de Orçamentos Participativos, agendado para os dias 16 e 17 […]

A vila de Odemira vai receber o 1º Encontro Ibérico de Orçamentos Participativos, agendado para os dias 16 e 17 de novembro, no Cineteatro Camacho Costa, numa organização conjunta entre o Município de Odemira e a Associação In Loco.

O encontro pretende ser um fórum de debate, apresentação de exemplos de orçamentos participativos de Portugal e de Espanha, de boas práticas, de testemunhos de experiências e de participação pública.

A organização contará com a parceria da Comissão de Inclusão Social, Democracia Participativa e Direitos Humanos – CGLU, Rede Espanhola de Orçamentos Participativos e do Centro de Estudos Sociais.

Serão apresentadas as comunicações “O poder local – entre a reforma administrativa e o aprofundamento da democracia” e “11 anos de Orçamentos Participativos em Portugal e Espanha”. Com base em testemunhos de experiências portuguesas e espanholas, serão apresentados modelos de participação e de deliberação, os orçamentos participativos entre as crianças e jovens e a visão dos cidadãos participantes. A organização pretende ainda chamar a Odemira o testemunho de experiências de outros países/continentes.

Durante o Encontro, decorrerá a cerimónia de apresentação dos projetos vencedores do Orçamento Participativo de Odemira em 2012.

Neste segundo ano de implementação do Orçamento Participativo, a autarquia pretende ir mais além e afirmar Odemira como referência nacional ao nível da participação pública no processo de decisão.

Para Ricardo Cardoso, vereador responsável pelo projeto do Orçamento Participativo, “depois de um primeiro ano que excedeu as expetativas, estamos convictos que 2012 se afirmará com o aumento da participação, sobretudo na fase de votação. Destaco no entanto, o facto de o Orçamento Participativo de Odemira ser aquele que no ano de 2011 conseguiu uma maior taxa de participação, entre todos os realizados em território nacional”.

 

 

Comentários

pub