Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Sul InformaçãoO Município de Odemira vai organizar uma das sessões do ciclo de debates dedicados ao Turismo, no âmbito da RUCI (Rede Urbana para a Competitividade e Inovação) do Alentejo Litoral. A sessão decorrerá no dia 18 de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal de Odemira, pelas 14.30 horas.

O debate de Odemira terá como tema: “Alentejo Litoral – o Turismo e os desafios da conservação ativa”. Serão abordadas questões em torno da qualificação e valorização do território, estratégias para a atratividade, gestão integrada das zonas costeiras, conservação valorização e desenvolvimento e posses e usos do território.

Serão apresentadas as comunicações “Gestão Integrada das Zonas Costeiras” (Artur Costa, Quaternaire), “Conservação, valorização e desenvolvimento” (João Alves, Instituto de Conservação da Natureza), “Turismo cultural/natural: Qualificar e valorizar – Rota Vicentina” (Marta Cabral, Associação Casas Brancas) e “Conceitos para a atratividade turística” (Francisco Mello Breyner, Zmar – Eco Camping Resort). A moderação será da responsabilidade de Hélder Guerreiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Odemira.

inframoura cada gota importa

As inscrições poderão ser efetuadas até ao dia 15 de maio, junto do Município de Odemira.

A Rede de Cidades do Alentejo Litoral aposta na cooperação interurbana dos municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines e é baseada num plano estratégico elaborado por Augusto Mateus, que prevê investimentos no valor de 7,5 milhões de euros, com financiamento comunitário na ordem dos cinco milhões de euros.

A rede inclui os cinco municípios, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) e a Associação dos Resorts do Alentejo Litoral (AREAL). Através de trabalho em rede, os municípios vão promover diversas iniciativas com vista à revitalização de edifícios, requalificações urbanísticas e do espaço urbano e colóquios sobre as potencialidades locais.

De acordo com o Programa Estratégico Mobilidade, Inovação e Memória, a rede “visa desenvolver um processo de cooperação interurbana para a exploração das potencialidades e vocações temáticas das cidades e centros urbanos, reforçando os seus fatores de diferenciação, atratividade e competitividade e as suas dinâmicas de internacionalização.”

 

PROGRAMA

14.30h – Sessão de abertura, José Alberto Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira

14.50h – “Gestão Integrada das Zonas Costeiras”, Artur Costa, Quaternaire

15.10h – “Conservação, valorização e desenvolvimento”, João Alves, Instituto de Conservação da Natureza

15.30h – “Turismo cultural/natural: Qualificar e valorizar – Rota Vicentina”, Marta Cabral,  Associação Casas Brancas

15.50h – “Conceitos para a atratividade turística”, Francisco Mello Breyner, Zmar – Eco Camping  Resort

16.10h – Intervenção do público

16.30h – Síntese e encerramento

 

lagos eventos
teatro das figuras faro

Também poderá gostar

Sul Informação - Odemira facilita vida aos munícipes com novo Balcão Único Serviços Online

Odemira facilita vida aos munícipes com novo Balcão Único Serviços Online

Sul Informação - Villa Termal Spa Hotel reabre renovado em Monchique antes de mais obras de renovação

Villa Termal Spa Hotel reabre renovado em Monchique antes de mais obras de renovação

Sul Informação - São Teotónio quer resolver o problema dos efetivos e do posto da GNR

Município de Odemira disponibiliza alojamento gratuito a militares da GNR de São Teotónio