Odemira debate «Turismo e os Desafios da Conservação Ativa»

O Município de Odemira vai organizar uma das sessões do ciclo de debates dedicados ao Turismo, no âmbito da RUCI […]

O Município de Odemira vai organizar uma das sessões do ciclo de debates dedicados ao Turismo, no âmbito da RUCI (Rede Urbana para a Competitividade e Inovação) do Alentejo Litoral. A sessão decorrerá no dia 18 de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal de Odemira, pelas 14.30 horas.

O debate de Odemira terá como tema: “Alentejo Litoral – o Turismo e os desafios da conservação ativa”. Serão abordadas questões em torno da qualificação e valorização do território, estratégias para a atratividade, gestão integrada das zonas costeiras, conservação valorização e desenvolvimento e posses e usos do território.

Serão apresentadas as comunicações “Gestão Integrada das Zonas Costeiras” (Artur Costa, Quaternaire), “Conservação, valorização e desenvolvimento” (João Alves, Instituto de Conservação da Natureza), “Turismo cultural/natural: Qualificar e valorizar – Rota Vicentina” (Marta Cabral, Associação Casas Brancas) e “Conceitos para a atratividade turística” (Francisco Mello Breyner, Zmar – Eco Camping Resort). A moderação será da responsabilidade de Hélder Guerreiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Odemira.

As inscrições poderão ser efetuadas até ao dia 15 de maio, junto do Município de Odemira.

A Rede de Cidades do Alentejo Litoral aposta na cooperação interurbana dos municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines e é baseada num plano estratégico elaborado por Augusto Mateus, que prevê investimentos no valor de 7,5 milhões de euros, com financiamento comunitário na ordem dos cinco milhões de euros.

A rede inclui os cinco municípios, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) e a Associação dos Resorts do Alentejo Litoral (AREAL). Através de trabalho em rede, os municípios vão promover diversas iniciativas com vista à revitalização de edifícios, requalificações urbanísticas e do espaço urbano e colóquios sobre as potencialidades locais.

De acordo com o Programa Estratégico Mobilidade, Inovação e Memória, a rede “visa desenvolver um processo de cooperação interurbana para a exploração das potencialidades e vocações temáticas das cidades e centros urbanos, reforçando os seus fatores de diferenciação, atratividade e competitividade e as suas dinâmicas de internacionalização.”

 

PROGRAMA

14.30h – Sessão de abertura, José Alberto Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira

14.50h – “Gestão Integrada das Zonas Costeiras”, Artur Costa, Quaternaire

15.10h – “Conservação, valorização e desenvolvimento”, João Alves, Instituto de Conservação da Natureza

15.30h – “Turismo cultural/natural: Qualificar e valorizar – Rota Vicentina”, Marta Cabral,  Associação Casas Brancas

15.50h – “Conceitos para a atratividade turística”, Francisco Mello Breyner, Zmar – Eco Camping  Resort

16.10h – Intervenção do público

16.30h – Síntese e encerramento

 

Comentários

pub