Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoO livro “O País a Régua e Esquadro. Urbanismo, Arquitetura e Memória na Obra pública de Duarte Pacheco”, da autoria de Sandra Vaz Costa, vai ser apresentado esta sexta-feira, 25 de maio, pelas 18h00, na Sala da Assembleia Municipal de Loulé.

Esta dissertação, que surge no âmbito da tese de doutoramento em História (Arte Património e Restauro), pela Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, aborda a Obra Pública empreendida por Duarte Pacheco e tem como principal objetivo contribuir para a clarificação do processo de conceção e concretização de todo um programa coordenado pelo político de 1925 a 1943.

Referenciando o universo de estudo ao Urbanismo, Arquitetura e Memória Patrimonial no contexto português ao longo do período considerado e com base na sua aplicação a seis estudos de caso, analisa-se no legado do político a relação entre o decreto, o projeto e o concreto.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Considerando o modo de atuação de Duarte Pacheco e identificando o seu método de trabalho em áreas tão distintas quanto a direção do Instituto Superior Técnico, a Câmara Municipal de Lisboa, o Ministério da Instrução Pública e o Ministério das Obras Públicas e Comunicações, o legado do político surge numa nova perspetiva, possível através da recolha de uma parcela importante de informação que clarifica o tempo, o modo, os serviços e os agentes que no espaço de dezoito anos modificaram a paisagem do país.

A entrada é livre.

jf-quarteira

Também poderá gostar

Hortas comunitarias da Infralobo2

Infralobo inaugura hortas comunitárias inclusivas

Loulé. Câmara de Loulé. MC

Dos prémios PME ao desfile etnográfico: Semana do Município de Loulé começa a 26 de Maio

Helder MAcedo

Hélder Macedo vence Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários APE/CML