Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Sul InformaçãoOs nervos eram bem visíveis nos olhos do jovem silvense, mas não eram fortes ao ponto de esconder o orgulho pela conquista da medalha de ouro. Antes de ouvir o seu nome, para receber o galardão, o largo sorriso na cara de Diogo Cabede esmorece um pouco e o jovem respira fundo, talvez por se lembrar que foi o único dos 20 concorrentes da região anfitriã do Campeonato Nacional das Profissões, o Algarve, a conquistar um primeiro lugar na competição que decorreu este mês em Faro.

O evento trouxe à capital algarvia 240  jovens de todo o país, em diferentes ciclos de aprendizagem e alguns até já inseridos em empresas. O final foi feito em festa, pelos que ganharam, mas também pelos que participaram sem levar para casa uma medalha, pois o convívio é também um dos pontos centrais do SkillsPortugal.

O Algarve apenas contará, assim, com um representante no EuroSkills, o campeonato europeu das profissões que vai decorrer na Bélgica em outubro deste ano e no mundial em julho de 2013, mas a prestação dos jovens da região é de destacar. Dos 20 alunos de escolas da região a concurso, metade, ou seja 10, conseguiram arrecadar medalhas nas mais diferentes áreas profissionais. Mais a Norte, mas ainda a Sul do Tejo, os concorrentes do Alentejo arrecadaram 19 medalhas. Destas, quatro foram de ouro.

jf-quarteira

No final, a felicidade era bem visível no rosto de Diogo Cabede, do pólo de Silves do Centro de Formação Profissional de Portimão. A medalha foi conquistada na categoria de canalizações, mas, curiosamente, nem é esse o mister atual do concorrente. «Eu neste momento sou técnico de frio. Estou a tirar um curso nesta área», revelou.

Sul InformaçãoA mestria em instalar canalizações vem de um curso anterior, «que já está concluído». Um espírito de procura sucessiva de formação que não é incomum entre os concorrentes do Campeonato Nacional das Profissões.

«Já conclui o curso de canalização. Mas como só dava equivalência ao 9º ano e isso hoje em dia não é nada, entrei neste de refrigeração, para concluir o 12º ano», contou.

Durante a competição, disse, a pressão pelo trabalho em si não é tanta como a que se sente por estar sempre a ser observado. «As pessoas todas sempre ali [os visitantes] é um bocado desconfortável», confessou com um sorriso.

Quanto à perspetiva de representar Portugal na competição a nível europeu, Diogo assegurou que ainda não pensou nisso. «Quero é chegar a casa e ver a minha mãe, pois estou morto», disse, a rir.

 

são brás de alportel
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Sul Informação - Açoteia levou milhares aos terraços de Faro

Samuel Úria, Ricardo Ribeiro e experiências inéditas em mais de 30 açoteias de Faro

Sul Informação - Dino d’ Santiago deu um “mergulho” na multidão em Tavira [fotogaleria]

Festival F vai ter Dino com Orquestra, Nenny, Buba, NAPA e Lena d’Água

Sul Informação - Um cocktail inédito para conquistar Faro

Um cocktail inédito para conquistar Faro