Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

Sul InformaçãoEncontrar os que melhor exercem uma profissão, entre aqueles que ainda a estão a aprender, lançando, ao mesmo tempo, sementes para novas vocações são os grandes objetivos do Campeonato Nacional das Profissões, que está a decorrer em Faro até esta quinta-feira. Desde as profissões tradicionais até às que envolvem mais tecnologia, pode encontrar-se um pouco de tudo no Centro de Formação Profissional de Faro, no Areal Gordo, e noutros espaços do concelho que acolhem a competição.

Ao longo destes quatro dias, vão ser apurados os representantes portugueses para o Campeonato Europeu de Profissões, o «Euroskills». Nos espaços onde decorrem as provas, a concentração é elevada e não há margem para enganos, já que o tempo é limitado. Do lado de fora, olhares interessados daqueles que ainda pensam no que irão fazer das suas vidas, a nível profissional.

Esta competição junta alunos de escolas de todo o país, de diferentes ciclos, de empresas e também qualquer pessoa que se queira auto-propor e reúna as condições exigidas. «Estas pessoas desenvolvem uma competição no sentido de apurar aquele que é mais competente numa determinada profissão», resumiu ao Sul Informação o delegado técnico dos Campeonatos das Profissões Carlos Fonseca.

recrutamento zoomarine 2025

«No caso desta edição em Faro, temos 44 profissões a concurso, mais de duas centenas de jovens que estão a ser avaliados por cerca de 170 peritos. Destas 44 provas, 23 desenvolvem-se no Areal Gordo e as restantes noutros espaços», disse. Além de estabelecimentos de ensino públicos, como a universidade e a Escola de Hotelaria e Turismo, foram envolvidas empresas da região.

Um dos pólos do concurso é o Fórum Algarve, onde decorrem «quatro provas».«Também queremos que haja visibilidade junto das famílias», explicou Carlos Fonseca, daí a escolha desta grande superfície comercial.

Já as empresas são envolvidas no sentido de «promover a formação profissional» no seu âmbito. Neste caso, participam a MS Car, onde se concentram as provas de Mecatrónica Automóvel, e a Gráfica Comercial.

Além das provas e dos que nelas participam, são elemento central deste evento os visitantes. Excursões vindas de diferentes pontos da região e do resto de Portugal rumam a Faro, por estes dias, para ver em ação os participantes no campeonato. Mas não só.

Sul InformaçãoA organização também montou um programa de animação, pois nem só de trabalho se faz um Campeonato de Profissões. No Centro de Formação Profissional de Faro, a boa disposição é lançada logo à entrada, por uma trupe de animadores de rua. Também há uma exposição de profissões antigas, com muitos figurinos trajados a rigor.

«Os que nos visitam, nomeadamente os jovens, poderão ver alguém a fazer, saber o que está por detrás daquela profissão. Para aqueles que ainda estão a decidir o que vão fazer no futuro, poderá ser uma ajuda a escolher o seu percurso profissional», considerou Carlos Fonseca.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Também poderá gostar

Alguns dos responsáveis pela Rede Azul

Rede Azul apoia a criação artística do Algarve e a sua itinerância por toda a região

JardimAlameda_CR

Jardim da Alameda ganha vida com cinco meses de atividades para todos

Erasmus 2

Primeira mobilidade do projeto Erasmus+ ECOCRAFT esteve na Escola Pinheiro e Rosa