Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Sul InformaçãoAtravés de um protocolo celebrado esta manhã nos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Loulé cedeu o espaço da antiga Escola Primária do Poço Novo, em Loulé, ao Agrupamento 290 de Loulé do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico, que passará a ter aí a sua sede.

Dar uso a um espaço desocupado e pô-lo ao serviço da comunidade, numa aproximação à própria cidade foi, segundo o edil de Loulé, Seruca Emídio, a preocupação da Autarquia na disponibilização deste espaço. “Trata-se aqui de dar vida a uma instituição que tem a ver com a própria comunidade, com jovens e crianças, com a Natureza”, referiu o autarca.

Como tal, o Agrupamento 290 do Corpo Nacional de Escutas, pertencente a uma associação de juventude, sem fins lucrativos, destinada à formação integral de jovens, com base no método criado por Baden-Powell e no voluntariado dos seus membros e cuja finalidade é contribuir para a formação de cidadãos capazes de tomarem uma posição construtiva na sociedade, utilizará o espaço no âmbito das suas finalidades educativas e das suas atividades, na dimensão de prestação de serviços à comunidade local onde está inserido e na abertura a atividades de outros Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português.

infraquinta rumo à sustentabilidade

José Cercas Vicente, Chefe da Junta Regional do Algarve do Corpo Nacional de Escutas, considerou esta escola desativada como um “espaço digno” para a prática de atividades escutistas ao ar livre, e sublinhou o papel da instituição na educação não escolar.

Já o pároco de S. Clemente, na qualidade de assistente do agrupamento, agradeceu à Câmara Municipal esta colaboração. “Temos uma Igreja aberta à comunidade e, com esta e outras iniciativas, a Câmara de Loulé acabou de ‘agarrar’ o Escutismo, que é filho da Igreja”, disse o sacerdote.

A inauguração desta sede do Agrupamento está agendada para o próximo dia 26 de maio, de manhã.

maozorra
municipio de portimao

Também poderá gostar

Feira Social1

Feira Social de Loulé dá a conhecer trabalho das instituições este sábado

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

Obras zona histórica de Loulé. Maio 2025. MC (3)

Loulé garante que «todas as condições estão asseguradas para o MED», apesar das obras na zona histórica