Fábio Silvestre, 24.º classificado, foi hoje o melhor elemento da Selecção Nacional/Liberty Seguros na clássica francesa la Côte Picarde, prova da Taça das Nações de Sub-23 ganha pelo norueguês Vegard Breen.
A corrida desenrolou-se a um ritmo elevadíssimo, apesar da chuva, do frio e do vento forte, não tendo havido um momento de descanso para o pelotão que raramente rolou compacto.
A decisão deu-se pouco depois da primeira passagem pela meta, a menos de 40 quilómetros do final, quando Jungels, primeiro, e Breen, depois, saíram do pelotão já fracionado, no encalço dos homens que então seguiam em fuga. Mais frescos do que os restantes aventureiros, o luxemburguês e o norueguês desenvencilharam-se dos adversários e discutiram o triunfo a dois, sobrepondo-se o nórdico.
Entre a armada lusa, Fábio Silvestre foi o melhor, terminando no 24.º lugar, depois de um atribulado sprint em que um toque de um adversário impediu a entrada no top 10 e deitou por terra o trabalho de colocação feito por Luís Afonso e por Pedro Paulinho, os outros portugueses que concluíram a corrida. Envolvidos em quedas, sem consequências físicas, e vítimas de furos, Amaro Antunes, Rafael Reis e Ricardo Ferreira acabaram por desistir.
“Os resultados não foram os que desejávamos, mas a corrida acabou por ser uma lotaria, dado que houve muitas quedas e problemas mecânicos, que nos afetaram a nós, mas também à generalidade das equipas. Apesar disso, as indicações foram positivas, verificando-se que a condição física dos portugueses é, nesta altura, muito boa, o que nos abre excelentes perspetivas para as competições futuras”, afirma o selecionador nacional José Poeira.
O próximo compromisso da Seleção Nacional/Liberty Seguros é já no próximo sábado, 14 de Abril. Trata-se do ZLM Tour, outra clássica de um dia pontuável para a Taça das Nações, que irá disputar-se na Holanda.
Classificação de La Côte Picarde: Rue – Mers-les-Bains, 176,2 km
1.º Vegard Breen (Noruega), 4h11m03s
2.º Bob Jungels (Luxemburgo), a 2s
3.º Jonas Ahlstrand (Suécia), a 12
4.º Filip Eisdheim (Noruega), mt
5.º Wouter Wippert (Holanda), mt
24.º Fábio Silvestre (Portugal), mt
35.º Luís Afonso (Portugal), mt
54.º Pedro Paulinho (Portugal), mt