Suspensão do TGV analisada em encontro entre as autarquias de Reguengos de Monsaraz e de Cáceres

Uma delegação do Município de Reguengos de Monsaraz esteve na segunda-feira no Ayuntamiento de Cáceres (Espanha), numa visita em que […]

Uma delegação do Município de Reguengos de Monsaraz esteve na segunda-feira no Ayuntamiento de Cáceres (Espanha), numa visita em que foram tratados assuntos comuns relacionados com o desenvolvimento económico, património e educação, mas também relativos ao projeto de inovação candidatado aos fundos comunitários (SUDOE) que está a ser implementado pelas duas autarquias.

A delegação, constituída pelo presidente da Câmara José Calixto, pela vereadora Joaquina Margalha e pelo presidente da Junta de Freguesia de Monsaraz, Jorge Nunes, foi recebida pela Alcaldesa Elena Nevado del Campo.

Esta visita foi uma oportunidade para contactar com boas práticas de preservação, valorização e promoção do património de Cáceres, nomeadamente no centro histórico da cidade. Os autarcas conheceram também projetos e infraestruturas nas áreas do desenvolvimento económico, formação não formal e incubadoras de empresas.

Os presidentes das duas autarquias manifestaram a sua preocupação pela suspensão do traçado do comboio de alta velocidade planeado para ligar Lisboa a Madrid.

José Calixto afirmou que “compreendemos as dificuldades económicas de Portugal e os atrasos no projeto, mas desejamos e vamos lutar para que esta ligação ferroviária entre as duas capitais da Península Ibérica não seja abandonada”.

Neste encontro, os autarcas do Município de Reguengos de Monsaraz e do Ayuntamiento de Cáceres garantiram que “jamais iremos admitir que possa existir uma incompreensível alteração do traçado do TGV para outra região de Portugal, em detrimento do Alentejo e da Extremadura Espanhola”, disse José Calixto, que assegurou que “este é um assunto que irá ser acompanhado de perto e com muita atenção pelos responsáveis autárquicos”.

Comentários

pub