Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Sul InformaçãoMais de 50 mil pessoas são esperadas em Serpa a partir de sexta-feira, 6 de abril e até dia 10, nas festas cujo ponto alto ocorre no Domingo de Páscoa.

É neste dia que ocorre o Cortejo Histórico e Etnográfico de Serpa, com a participação de mil figurantes, a par com a procissão anual que “arrasta” outros milhares da cidade até ao ponto mais alto da localidade, integrando ambas as festas concelhias em honra de Nossa Senhora de Guadalupe.

Trata-se de um fim-de-semana alargado, religioso e festivo que assinala a chegada da Primavera e que enche de luz, cor e som a cidade de Serpa.

lagos eventos

De 6 a 10 de abril, ocorrem dezenas de atividades lúdicas e religiosas, sem  esquecer 10 espetáculos de música e animação gastronómica a engalanar a cidade. Senão atente-se: no primeiro dia, 6 de abril, ocorre um rally paper (10h00), a Celebração da Paixão do Senhor (15h00) e a Procissão do Enterro do Senhor (22h00). O progama musical inclui nessa noite no Palco 2, no largo do Corredoura, os sons de  Dj Mira e Dj G-Luft with MrSaxc (24h00)

No sábado, sobe ao Palco 2, às 17h00, a Banda Low Cost, seguindo-se às 18h30 os BrainStorm. À noite, atuam às 00h30 os Três Sangres.

O capítulo religioso acontece às 22h00 com uma Vigília Pascal enquanto ao mesmo tempo, na Praça da República surge o evento ”Os Alentejanos & Amigos”. Por fim, ao bater da meia-noite e já na madrugada pascal há Aleluias e arruada pelas ruas de Serpa.

O Domingo de Páscoa é de monta em Serpa. Missa às 11h30 e animação de rua às 14h00 antecedem dois momentos altos: às 15h00 as Procissões do Altinho para a Igreja do Salvador conduzindo a imagem de Nª Sª de Guadalupe e a da Igreja do Salvador ao encontro da que vem do Altinho, na Cruz Nova. Da Cruz Nova para a Igreja do Salvador. Às 16h00 o grandioso Cortejo Histórico-Etnográfico coordenado pela Câmara Municipal de Serpa e que atrai inúmeros visitantes.

 

Carlos Mendes, Filipa Pais e Fernando Tordo

Mais tarde, às 18h30, sempre no Palco 2, atuam os  Amigos da Pinguinha, mas outro momento alto surge na noite de Páscoa, na Praça da República, 22h00, com o espectáculo Memorial com Carlos Mendes, Filipa Pais e Fernando Tordo.

À mesma hora, os mais religiosos têm Terço em Honra de Nossa Senhora. O final do Dia de Páscoa assiste ao Fogo-de-artifício solto no Alto da Forca e à Festa Branca com o Dj Christian F.

Segunda-feira, 9, há animação de rua (10h30) e Arrematação dos Ramos (12h00), ficando a tarde com a Procissão Solene da Festa (16h00) e atuação dos Rockustico (18h30). À noite, 22h00, Terço em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira e, à mesma hora, na Praça da República, espetáculo de Dinho Zamorano e Banda Clareou. Por fim, 00h30, no Palco 2, Ruben Baião.

O último dia festivo e feriado municipal, dia 10, terça-feira, abre com Missa (9h00) e Procissão para acompanhar a imagem da Padroeira para a sua capela. (10h00). No Altinho, às 14h00, o fecho das festividades com o Duo Filipa&Miguel.

A festa em honra de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira oficial do concelho data de meados do século XIX, mas o seu culto nestas paragens deverá remontar ao século XIV. A ermida que lhe é dedicada, no ponto mais alto da povoação, a cerca de um quilómetro para sul da cidade, data do início da centúria de Quinhentos.

inframoura cada gota importa
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Folar

Folar vai ser rei em São Marcos da Serra de 18 a 20 de Abril

Semana Santa em Portimão

Portimão celebra Semana Santa com eucaristias, procissões, vigílias e vias-sacras

Sul Informação - Procissões e eucaristias marcam Semana Santa em Tavira

Procissões e eucaristias marcam Semana Santa em Tavira