Pedro Mestre ensina a tocar viola campaniça em Amoreiras-Gare

A partir de 14 de abril e até 26 de maio, vai ser possível aprender a tocar viola campaniça em […]

A partir de 14 de abril e até 26 de maio, vai ser possível aprender a tocar viola campaniça em Amoreiras-Gare, na freguesia de S. Martinho das Amoreiras, no interior do concelho de Odemira, com o tocador e formador Pedro Mestre.

As “Oficinas de Viola Campaniça” são promovidas pela Delegação Regional do Alentejo e do Algarve, através da Agência de Beja, com o apoio do Município de Odemira, da Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare e da Associação de Cante Alentejano – Os Cardadores.

As oficinas serão realizadas durante sete sábados, a partir de 14 de abril e até 26 de maio, entre as 15.00 e as 19.00 horas, no Centro Social de Amoreiras-Gare.

Pedro Mestre nasceu em 1983 na Aldeia da Sete, concelho de Castro Verde. Dedicou-se desde cedo à música tradicional alentejana e tem participado em vários projetos enquanto tocador, cantador, construtor de violas campaniça, formador, ensaiador de grupos corais e de recolha etnográfica.

Dirigida ao público em geral, a iniciativa tem por “objetivo a manutenção e preservação do Património Cultural Imaterial, mediante a divulgação de um instrumento que marca a tradição cultural no Baixo Alentejo, potenciando o emergir de novos tocadores que possam perpetuar a tradição e uso deste instrumento”.

A viola campaniça quase se perdeu no tempo, tendo sido recuperada nas últimas décadas, sobretudo no concelho de Odemira, onde se encontram os poucos construtores deste instrumento e o Cante ao Baldão, tradicional cante acompanhado pelos tocadores da campaniça.

As inscrições podem ser efetuadas junto da Delegação de Beja do INATEL, da Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare e da Associação de Cante Alentejano – Os Cardadores.

Comentários

pub