Odemira promove formação em apicultura

O Município de Odemira, em parceria com o Centro de Formação Profissional de Aljustrel, vai promover uma formação em apicultura, […]

O Município de Odemira, em parceria com o Centro de Formação Profissional de Aljustrel, vai promover uma formação em apicultura, a realizar em Odemira, com o objetivo de dar continuidade à estratégia delineada para valorizar os produtos locais.

“Operador Apícola – Maneio alimentar” é o tema da formação, que terá início no dia 14 de abril, nas instalações da Antiga Fábrica do Miranda, com uma duração de 25 horas, com o máximo de 25 formandos.

Serão avaliadas as necessidades alimentares das colónias, os métodos de alimentação de colónias, os alimentos autorizados para alimentação de verão e inverno, os tipos de alimentadores, a preparação dos alimentos e a administração às colónias, entre outros temas.

Esta será o terceiro módulo de um conjunto de formações na área da apicultura, tendo o primeiro decorrido entre 2 de Abril e 11 de Junho, com o tema “Operador Apícola – Maneio e condução das colónias ao longo do ano” (duração de 50 horas), e o segundo entre 17 de setembro e 22 de Outubro, “Operador Apícola – Maneio reprodutivo / povoamento e multiplicação de colónias” (25 horas).

O mel produzido no concelho de Odemira é um produto de excelência, com enormes potencialidades, pois apresenta características qualitativas diferenciadoras, mas que ainda não estão devidamente valorizadas. São produzidas cerca de 200 toneladas de mel por ano, de elevada qualidade, no concelho de Odemira, sendo uma das maiores produções no Alentejo.

Estas iniciativas inserem-se na “Estratégia de Valorização de Produtos Locais com maior Tipicidade e Potencialidades Económicas do Concelho de Odemira”, com vista à valorização dos produtos do mar e da floresta. Têm sido promovidas várias ações de formação, semanas gastronómicas ou outras iniciativas, com o objetivo de divulgar os produtos locais, bem como informar todos os envolvidos no processo de produção sobre os meios disponíveis para valorizar a produção e os produtos.

 

Comentários

pub