Mértola promove visita guiada ao Núcleo Museológico do Mosteiro

No dia Mundial dos Monumentos e Sítios, 18 de abril, o Museu de Mértola promove uma visita guiada do Núcleo […]

No dia Mundial dos Monumentos e Sítios, 18 de abril, o Museu de Mértola promove uma visita guiada do Núcleo Museológico do Mosteiro, com saída de Mértola, às 15h00.

A caminho do Pulo do Lobo, perto da Amendoeira da Serra, localiza-se o Mosteiro. Pequeno casario branco onde, numa das extremidades, ligeiramente afastado, existe um edifício que, pelas suas características arquitetónicas, é identificável com um pequeno edifício de culto.

Em tempos remotos, este local foi uma villa ou mansio romana, tendo, posteriormente, com a adoção do cristianismo como religião oficial, sido adaptada a monasterium de tipo familiar.

O edifício é constituído por dois espaços: a capela-mor absidada com o corpo principal retangular e dois outros compartimentos que foram, em data indeterminada, adossados ao corpo principal convertendo o antigo templo cristão em área residencial e de apoio à agricultura.

A importância da preservação deste edifício e a sua valorização levaram ao desenvolvimento de um projeto de recuperação e valorização que culminará com a sua musealização e integração no Museu de Mértola.

A adaptação a núcleo museológico prevê o desenvolvimento de conteúdos e soluções expositivas que permitam ao visitante a total compreensão do sítio.

Por outro lado, através da exposição de alfaias agrícolas, oferta de habitantes locais, é também possível aproximar as gentes, criando laços identitários e promovendo a preservação da memória coletiva.

Os interessados devem inscrever-se no Posto de Turismo de Mértola.

 

 

Comentários

pub