Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Sul InformaçãoA MarAlgarve, Associação para a Dinamização do Conhecimento e Economia do Mar no Algarve, reuniu-se esta quarta-feira com o secretário de Estado do Mar Manuel Pinto de Abreu.

A audiência contou ainda com a presença do presidente da CCDR-Algarve David Santos, dando continuidade ao envolvimento e suporte que esta entidade tem prestado no desenvolvimento das atividades do mar em geral e à MarAlgarve em particular.

A reunião serviu para apresentar um conjunto de preocupações relativas à evolução do setor do mar no Algarve e ao normal funcionamento das atividades dos seus associados.

infraquinta rumo à sustentabilidade

Foram expostas as principais atividades que a MarAlgarve se encontra a desenvolver e que deverão contribuir para as grandes decisões estratégicas do mar, das quais se destaca a revisão e racionalização dos processos administrativos associados às atividades do setor.

Foi realçado que a desregulação nessa matéria é um entrave importante para o desenvolvimento das atividades, representando um elevado custo para os seus agentes económicos.

Reconhecendo a necessidade de atuar nesse domínio, o secretário de Estado do Mar acolheu com grande interesse as iniciativas da MarAlgarve nessa matéria e garantiu que a associação será um interlocutor fundamental nas tomadas de decisão.

A audiência serviu ainda para abordar a necessidade de integrar o conhecimento do mar, transferindo-o para o setor produtivo como forma de aumentar a sua competitividade.

Nesta matéria, a MarAlgarve possui uma forte componente de conhecimento por parte de alguns dos seus associados, como a Universidade do Algarve, e de algumas empresas de base tecnológica, tendo apresentado as suas competências e transmitido a sua disponibilidade para colaborar com a Secretaria de Estado e com o recém-criado Instituto Português do Mar e da Atmosfera na monitorização ambiental e no aumento do conhecimento na costa do Algarve.

Na ótica da associação, esta atividade deverá ser desenvolvida em prole das empresas que dependem diretamente do mar, de forma a melhorar a sua eficiência, qualidade e segurança, ao mesmo tempo que se garante uma exploração sustentável dos recursos marinhos.

recrutamento zoomarine 2025
teatro das figuras

Também poderá gostar

ideias em caixa

“Ideias em Caixa” recebeu 110 ideias de negócio

Construcao-civil_obras_trabalhadores_er_crop

Câmaras Municipais de todo o país afetadas por concursos públicos que ficam desertos

kor faculdade economia

KOR e Faculdade de Economia juntam-se para aproximar academia e mundo profissional