Bibliotecas e escolas de Odemira promovem «Abril, Leituras Mil»

A Biblioteca Municipal de Odemira está a desenvolver o projeto “Abril, Leituras Mil”, entre os dias 3 e 28 de […]

A Biblioteca Municipal de Odemira está a desenvolver o projeto “Abril, Leituras Mil”, entre os dias 3 e 28 de abril, com vista à promoção da leitura, em parceria com as Bibliotecas Escolares do concelho.

Serão promovidas cerca de meia centena de atividades na Biblioteca Municipal e nas escolas, dirigidas à comunidade escolar e ao público em geral, como encontros com escritores, workshops, exposições, animações da leitura, feiras do livro, entre muitas outras. O projeto “Abril, leituras mil” está inserido nas comemorações “Abril em Odemira”.

Nas atividades programadas para a Biblioteca Municipal e abertas ao público em geral, destaque para a Feira do Livro, entre os dias 3 a 28.

No dia 13, pelas 20.30h, decorrerá uma “Noite de Contos”, sendo a sessão dinamizada pelos Amigos da Biblioteca Escolar da EB 2,3 Damião de Odemira. No dia 14, às 16h, decorrerá a iniciativa “À Conversa com…” o autor Luís Miguel Ricardo, natural de Ferreira do Alentejo.

Entre 19 de abril e 10 de maio, estará patente na Biblioteca Municipal a exposição de ilustração infantil “Desenhos Escondidos”, da autoria de Rute Reimão. No dia 19 de abril, pelas 18h, haverá uma “Palestra sobre o livro infantil”, dinamizada pelas ilustradoras Alexandra Baião e Sofia do Vale e dirigida a pais e educadores, numa iniciativa em articulação com o Colégio N.ª S.ª da Graça.

No dia 21, às 15.30h, será promovido um workshop sobre “Hortas Pedagógicas”, dinamizado pela arquiteta paisagista Isabel Abaitua e em articulação com o Agrupamento de Escolas de Odemira / EB 2,3 Damião de Odemira.

No Agrupamento de Escolas de Colos destaque para “Leituras e claves “, leituras orais e interpretações musicais tradicionais pelos alunos (dias 16 e 17, no Centro de Saúde e na Casa de Repouso de Colos), “Poesia e Caldo Verde” (dia 18, 20h, na Biblioteca Escolar) e “Um livro perdido” (16 a 20, nos espaços públicos de Colos).

 O Agrupamento de Escolas de Odemira vai apresentar a peça de teatro “A história do gato que ensinou uma gaivota a voar”, no dia 28, pelas 21.30h, no Cineteatro Camacho Costa.

 No Agrupamento de Escolas de Sabóia, destaque para “Chá, concerto e leituras em família” (dia 26 de abril, 18h, na Biblioteca Escolar), e “Passear com livros” (uma caminhada e partilha de leituras, dia 27, 15.30h, na zona envolvente de Sabóia).

O Agrupamento de Escolas de S.Teotónio vai promover, entre outras atividades, a iniciativa “O Livro sai da escola”(de 16 a 19, no Jardim de Infância e Lar de S. Teotónio, Jardim de Infância de Zambujeira do Mar e EB1 Brejão), Serão de leitura “Livros e Bolinhos” (dias 19 e 20, 20h, na Biblioteca da Escola Eng.º Manuel Rafael Amaro da Costa) e Feira do Livro (de 19 a 21 na EB1 e Jardim de Infância de Zambujeira do Mar).

O Agrupamento Horizontal de Escolas de Vila Nova de Milfontes vai promover uma iniciativa de leitura encenada de pais para filhos e vice-versa e uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos, entre 16 e 20 de abril, na Biblioteca Escolar.

A Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, de Odemira, vai expor trabalhos dos alunos, com o tema “Destaques de autores”, ao longo do mês, na Biblioteca Municipal.

O Colégio N.ª S.ª da Graça, Vila Nova de Milfontes, irá dinamizar “História Com(n)Vida”, pelos alunos do pré-escolar (dia 24, 10.h, na Associação de Reformados e Idosos de Vila Nova de Milfontes) e uma Feira de troca de livros usados (dias 26 e 27, no Colégio).

Comentários

pub