Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoJosé Macário Correia, presidente da Câmara de Faro, ou Fernando Pessoa, arquiteto paisagista e professor da Universidade do Algarve, são duas das 45 personalidades, que já assinaram o Manifesto pelo Vale do Tua, promovido pela Liga para a Proteção da Natureza, GEOTA, Quercus, SPEA e Gaia.

«Este documento encerra os 7 principais pontos pelos quais a construção pela EDP da Barragem do Tua deve ser travada imediatamente», salientam os seus promotores, que divulgaram o Manifesto hoje, 18 de abril, aproveitando o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se celebra esta quarta-feira.

Os signatários deste manifesto vêm dos mundos da ciência, da cultura, da economia, da política, do jornalismo e da cidadania. Têm visões diferentes, mas unem-se numa vontade comum.

lagos eventos

Outros signatários do documento são, por exemplo, Viriato Soromenho Marques, Rui Reininho, Ana Benavente, António Carmona Rodrigues, Duarte Pio, Gonçalo Ribeiro Telles ou Francisco Louçã.

Sob o lema «Vamos salvar o Tua!», o manifesto salienta que «está iminente a destruição do vale do Tua, um dos últimos rios selvagens da Europa e um dos mais belos de Portugal».

Os signatários defendem «a paragem imediata das obras em Foz Tua, antes que sejam cometidos danos irreparáveis sobre um património de elevado valor social, ecológico e económico, parte da nossa herança cultural e identidade nacional».

O manifesto apresenta «sete boas razões para parar a criminosa barragem de Foz Tua: «Não cumpre os objectivos. É inútil. É cara. Há alternativas melhores. É um atentado cultural. É um atentado ambiental. É um atentado social».

A Barragem de Foz Tua, incluída no Plano Nacional de Barragens e concessionada à EDP, tem sido alvo de contestação de organizações não governamentais pelas consequências “irreparáveis” que trará ao Vale do Tua. A submersão de um troço da Linha do Tua e a sua localização na Paisagem Cultural do Alto Douro Vinhateiro, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, são dois dos aspetos negativos apontados, aos quais se junta a destruição do ecossistema do vale.

Leia aqui o texto completo do Manifesto pelo Vale do Tua (que em breve será disponibilizado para subscrição aberta a todos):

 

Nota: Foto retirada no blogue A Linha é Tua

lagos eventos
teatro das figuras

Também poderá gostar

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

reuniao-interna-projeto-clad-biblioteca-tavira

Biblioteca Municipal de Tavira integra projeto europeu de combate à desinformação

Inauguração Captação Volume Morto Odelouca_Maria da Graça Carvalho

Algarve prepara «resiliência futura» com obra para aproveitar mais água de Odelouca