Requalificação da Praia do Malhão e dos portinhos de pesca vai a debate público

A Sociedade Polis Sudoeste e o Município de Odemira vão promover duas sessões abertas à população, nos dias 21 e […]

A Sociedade Polis Sudoeste e o Município de Odemira vão promover duas sessões abertas à população, nos dias 21 e 23 de março, para apresentar e discutir as propostas de requalificação e valorização da Praia do Malhão e dos quatro portinhos de pesca do concelho de Odemira, previstas no âmbito do programa Polis Litoral Sudoeste.

Os projetos preveem a requalificação de infraestruturas balneares e de apoio à atividade piscatória e inserem-se no âmbito do Polis Litoral Sudoeste, que decorrerá até 2013.

Com um investimento global de 46,7 milhões, em 9.500 hectares de área de intervenção, numa frente costeira 150 km, nos concelhos de Sines, Odemira, Aljezur, Vila do Bispo, o Polis Sudoeste tem por objetivo valorizar o património, qualificar o território e diversificar a sua vivência.

A proposta de intervenção na Praia do Malhão, na freguesia de Vila Nova de Milfontes, vai ser apresentada à população e entidades locais no Restaurante do Parque de Campismo do SITAVA, no dia 21 de março, com início marcado para as 21 horas.

Um dos objetivos do Polis Sudoeste passa pela valorização e qualificação de espaços balneares, através da criação de infraestruturas de apoio, ordenamento e balizamento da circulação viária e regularização de estacionamento automóvel, requalificação dos acessos viários e pedonais, colocação de sinalética territorial e informativa dos valores naturais e patrimoniais existentes e recuperação e renaturalização de áreas degradadas.

No dia 23 de março, pelas 15 horas, no Centro Sociocultural da Longueira, serão apresentadas e discutidas as propostas de requalificação e valorização dos Portinhos de Pesca do Canal (freguesia de Vila Nova de Milfontes), Lapa de Pombas (freguesia de Longueira/Almograve), Entrada da Barca (freguesia de Zambujeira do Mar) e Azenha do Mar (freguesia de S.Teotónio).

O Polis Sudoeste prevê a criação de condições para a qualificação, valorização e manutenção das atividades económicas de base tradicional ligadas ao sector das pescas, que resultará em intervenções nos vários portinhos de pesca.

As sessões públicas contarão com a presença do presidente da Câmara de Odemira José Alberto Guerreiro, dos presidentes das Juntas de Freguesia de Longueira/Almograve (Dinis Nobre) e de Vila Nova de Milfontes (José Gabriel), e de representantes da Sociedade Polis Litoral Sudoeste.

 

Comentários

pub