Odemira entre os municípios com melhor eficiência financeira

O Município de Odemira encontra-se na 19ª posição no Ranking Global dos 20 Melhores Municípios de Média Dimensão em Termos […]

O Município de Odemira encontra-se na 19ª posição no Ranking Global dos 20 Melhores Municípios de Média Dimensão em Termos de Eficiência Financeira, de acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2010, editado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas e apresentado no dia 28 de fevereiro.

Segundo a autarquia, «este resultado vem provar o rigor na gestão financeira do Município de Odemira e a sua preocupação em definir políticas públicas que promovam o desenvolvimento socioeconómico do concelho sem comprometer o equilíbrio financeiro da autarquia».

O Anuário apresenta uma análise económica e financeira às contas das autarquias locais, a nível nacional, para o exercício económico de 2010. Pelo 3º ano, o anuário incluiu também uma análise ao setor empresarial local.

Neste estudo, os 308 municípios são agrupados em três categorias distintas, tendo em conta a sua dimensão quanto ao número de habitantes: 179 municípios pequenos (com população menor ou igual a 20.000 habitantes), 106 municípios médios (com população maior que 20.000 e inferior ou igual a 100.000 habitantes) e 23 municípios grandes (com população maior que 100.000 habitantes).

No total dos 308 concelhos, o Município de Odemira encontra-se na 18ª posição na lista dos municípios com maior diminuição do passivo exigível em 2010 em relação a 2009, e na 21ª posição na lista dos municípios que entre 2009 e 2010 passaram de resultados negativos para positivos.

No setor empresarial local, na lista das 35 empresas com melhores resultados económicos em 2010, nota para a 11ª posição da AMBILITAL – Investimentos Ambientais no Alentejo, uma empresa intermunicipal presidida pelo Município de Odemira e que integra também os municípios de Alcácer do Sal, Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Grândola, Santiago do Cacém e Sines.

O Anuário, que pode ser consultado em www.otoc.pt, foi coordenado por João Carvalho e a sua apresentação decorreu durante a conferência “A Reforma Administrativa”, no Centro de Congressos de Lisboa, numa iniciativa promovida pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas em conjunto com a TSF.

Comentários

pub