Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz vai ter mais de 10 mil livros para aquisição pelo público

Espetáculos musicais e de dança, teatro, lançamento de livros, contadores de histórias e animação de leituras são algumas das atividades […]

Espetáculos musicais e de dança, teatro, lançamento de livros, contadores de histórias e animação de leituras são algumas das atividades que integram a 16ª Feira do Livro. O evento decorre entre os dias 17 e 25 de março na Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz, e vai contar com a participação de cerca de 20 editoras.

Mais de 10 mil livros podem ser adquiridos pelo público nesta iniciativa organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz. O horário de funcionamento será entre as 10h e as 23h.

A cerimónia de inauguração da Feira do Livro acontece no sábado, às 17h, com um desfile da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz. Meia hora mais tarde será apresentado o livro “O Desporto em Reguengos: 100 anos de História”, uma edição da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Com este volume, a autarquia pretende preservar factos, acontecimentos e reminiscências do passado desportivo do concelho através de documentos e fotografias originais e únicas que estavam esquecidas nos arquivos institucionais e de muitas pessoas que as cederam para esta publicação. Este livro conta o aparecimento do desporto em Reguengos de Monsaraz e o início do Lusitânia, do Ateneu e do Atlético Sport Clube, mas refere também os campeões de BTT e de Duplo Mini Trampolim.

Neste século de história do desporto em Reguengos de Monsaraz descrevem-se ainda episódios futebolísticos como as contratações dos atacantes Aquilino e Elias ao Belenenses e Alexandre Brito que depois se transferiu para o Benfica, ou do treinador austríaco Desidério Hertska, que deixou a equipa italiana do Génova para treinar o modesto Lusitânia na época 1937/1938.

A primeira noite da Feira do Livro será preenchida, a partir das 21h30, com a atuação da Banda Juvenil da Sociedade Filarmónica Corvalense. No domingo, dia 18 de março, às 17h, canta o Coro Infantil da Sociedade Artística Reguenguense, seguindo-se às 17h30 a apresentação do livro “De Monsaraz a Melbourne”, de Francisco Ramos.

Durante a semana, pelas 10h30, haverá contadores de histórias para as crianças, exceto na quinta-feira em que acontecerá uma leitura encenada às 10h e às 14h do conto infantil “A Menina do Mar”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, pelo Grupo Lua Cheia – Teatro para Todos. Nestas sessões de leitura vão participar as crianças do ensino pré-escolar e das escolas básicas do 1º ciclo do concelho.

Na segunda-feira, a partir das 17h, realiza-se um recital e pequenas dramatizações do Cancioneiro de Garrett e a peça de teatro “Uma questão de bom senso”, pelos alunos do 7º A da Escola Secundária Conde de Monsaraz. À noite, às 21h30, haverá um espetáculo musical com Hugo Soft.

Na terça-feira, a partir das 18h, atuam as classes de clarinete e saxofone do Conservatório Regional do Alto Alentejo e às 21h30 realiza-se uma animação de leitura sobre a vida e obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, pelos alunos do 10º ano de Literatura Portuguesa e pela professora Elsa Martins, no âmbito das atividades da Biblioteca Escolar da Escola Secundária Conde de Monsaraz.

Na quarta-feira, dia 21 de março, as classes de flauta e trombone do Conservatório Regional do Alto Alentejo tocam às 18h, seguindo-se às 21h30 o Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. Na quinta-feira, a partir das 16h, realiza-se a encenação de “Leilão de um jardim” e “A Bela Infanta”, respetivamente pelos alunos do 6º C e 6º F do Agrupamento Vertical de Escolas de Reguengos de Monsaraz.

Pelas 18h atuam as classes de trompete e guitarra do Conservatório Regional do Alto Alentejo e às 21h30 decorre o espetáculo musical com Fernando Vintém (piano) e Inácio Santos (saxofone). Na sexta-feira, a partir das 19h, o Grupo de Teatro Infantil da Sociedade Artística Reguenguense vai apresentar as peças “Os Mini Malucos do Riso” e “O Bolo Quente”, e pelas 21h30 atua o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, com a participação de Manuel Sérgio, Luís Filipe Marcão e Loios Paulo.

No sábado, às 15h30, toca a classe de clarinete do Conservatório Regional do Alto Alentejo, seguindo-se meia hora mais tarde uma sessão de autógrafos de Luis Miguel Rocha, escritor que se tornou bestseller do New York Times em 2009 e os seus livros são sucessos internacionais, como por exemplo “O Último Papa”, que expõe uma teoria sobre a misteriosa morte do Papa João Paulo I envolvendo a loja maçónica italiana Propaganda Due e outras agências secretas internacionais.

Às 17h30 realiza-se a oficina de dança “Zampadanças”, pelo Grupo PédeXumbo, e a partir das 21h30 atua a Escola de Música “O Sítio do Galhanas”. O programa do último dia da Feira do Livro integra a partir das 17h a iniciativa “Ler em Família”, com a família Cardoso, e meia hora depois o concerto ateliê “O meu primeiro D. Quixote”, pelas Produções Real Pelágio.

Durante a 16ª Feira do Livro haverá duas exposições permanentes com trabalhos elaborados por alunos da Escola Básica n.º 1 e da Escola Básica n.º 2 de Reguengos de Monsaraz.

Comentários

pub