Mariza e Cristiano Ronaldo foram pais de três crias de lontra no Fluviário de Mora

  “Mariza” e “Cristiano Ronaldo”, o afamado par de Lontras do Fluviário de Mora, foram finalmente pais de três crias […]

 

As três lontrinhas, com os seus pais Mariza e Cristiano Ronaldo

“Mariza” e “Cristiano Ronaldo”, o afamado par de Lontras do Fluviário de Mora, foram finalmente pais de três crias que nasceram nos primeiros dias de dezembro.

Após um longo namoro que durou quase cinco anos, o par mais conhecido do Fluviário gerou descendência, aumentando para cinco o número de exemplares em exposição.

Por ora, o trio de pequenitos ainda só vê a luz do dia a partir do seu ninho, onde têm permanecido sobre atenta guarda do “Cristiano Ronaldo” e cuidado da “Mariza”, mas estarão aptos a usufruir totalmente do futuro Lontrário hoje em construção e integrado nas obras de ampliação do Fluviário de Mora.

O novo Habitat passará a acolher não apenas um casal de Lontras-de-garras-pequenas, mas uma família numerosa…, a qual terá como vizinha, a espécie existente em Portugal, a Lontra-europeia, Lutra lutra.

Tratando-se de uma espécie protegida, todo o processo tem sido acompanhado pela Direção-Geral de Veterinária e pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, estando as duas espécies devidamente separadas.

Por outro lado, a empreitada em curso transforma o tanque, onde actualmente vivem a Mariza e o Ronaldo, num aquário para peixes de grande porte, uma espécie de Monstros do Rio: carpas de mais de 20 quilos, esturjões com mais de 1 metro de comprimento, enguias….

O trio de lontrinhas ainda não tem nome e está super protegido pelos dois pais orgulhosos, enquanto aguardam pelo novo Habitat.

Com mais de 500 peixes de 55 espécies diferentes de todo o mundo em habitats naturais, aquáticos e terrestres, num percurso entre a nascente e a foz de um rio, o Fluviário de Mora já recebeu, desde Março 2007 mais de 660 mil visitantes.

Comentários

pub