Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Sul InformaçãoTodos conhecemos as abelhas, estes pequenos insetos, importantíssimos para a nossa sobrevivência, já que são responsáveis pela polinização e consequente reprodução da maior parte das plantas das zonas temperadas, incluindo aquelas que nos servem de alimento.

O que se calhar não sabe é que, durante o ato sexual, a abelha macho explode de prazer. Literalmente.

A abelha doméstica acasala durante o voo, já de si um hábito arriscado. Mas, para além disso, quando o macho atinge o clímax, os seus órgãos genitais são arrancados e ficam dentro da fêmea, numa tentativa desesperada de evitar que ela acasale com outros machos ou, pelo menos, para garantir que fertiliza uma maior percentagem dos seus óvulos. É portanto, uma espécie de cinto de castidade à moda dos insetos.

lagos eventos

Explodir é um “pequeno” preço a pagar para não morrer virgem e poder passar os seus genes à descendência. É que chega a haver 25000 machos em volta de uma nova abelha rainha e ela só acasala cerca de 20 vezes durante os breves dias que antecedem a formação da nova colónia. A competição é intensa!

Após esse período, a rainha apenas se dedicará à sua prole durante os restantes dois a sete anos de vida. Na Primavera, e com boas condições, ela poderá pôr até 2000 ovos por dia!

 

Texto de: Diana Barbosa, Bióloga

Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

 

 

jf-quarteira

Também poderá gostar

Dinossauros e paleontologos em Messines_er_01

Paleontólogos investigam fósseis de dinossauros com 230 milhões de anos em Messines e na Penina

IMAGEM-4

Com o sexo dos assobios, há um novo avanço para a agricultura do futuro

Nervous system neurology and brain nerve cells anatomy concept as human neuron function disorder symbol for multiple sclerosis or alzheimer disease or psychedelics science and with 3D illustration elements.

Duas descobertas sobre esclerose múltipla recompensadas com “Óscar da Ciência”