
O Município de Odemira candidatou as praias do Malhão, Furnas, Brejo Largo, Zambujeira do Mar e Carvalhal às “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, com o objetivo de afirmar a qualidade ambiental e paisagística da sua costa, inserida em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
A praia do Malhão, a norte de Vila Nova de Milfontes, é candidata à categoria de Praias de Dunas. Este extenso e fino areal funde-se com o cordão dunar, em perfeita simbiose com a natureza. A ondulação das suas águas permite a prática de desportos aquáticos, como o surf e o bodyboard.

A Praia das Furnas, na margem sul da foz do Rio Mira, na freguesia de Longueira Almograve, é candidata nas categorias de Praias de Rios e Praias de Uso Desportivo. Apresenta uma frente de rio e de mar e tem como cenário as praias e o casario de Vila Nova de Milfontes. O sereno e preservado estuário do Mira confere-lhe beleza singular, reunindo as condições ideais para a prática de atividades desportivas, de recreio e competição. A qualidade da água e do areal tem sido reconhecida desde 2008, com a atribuição dos galardões “Bandeira Azul” e “Praia Acessível”.

A Praia do Brejo Largo é candidata à categoria de Praias Selvagens. Localiza-se na freguesia de Longueira/Almograve e encontra-se no mais puro estado de preservação, constituindo um ótimo refúgio para quem procura verdadeira tranquilidade. Praia de grande beleza natural, com um extenso areal, protegido por dunas e baixas. Na maré baixa proporciona autênticas piscinas naturais, que convidam a banhos e à observação da vida marinha.

A Praia da Zambujeira do Mar é candidata na categoria de Praias Urbanas. Com uma alta falésia que parece protegê-la do mundo, tem a aldeia a espreitar o seu areal e é atravessada por uma linha de água. Convida à prática de surf, bodyboard, mergulho, à pesca desportiva. Desde 2008 que é contemplada com os galardões “Bandeira Azul” e “Praia Acessível”. É bastante procurada por nacionais e estrangeiros e muito associada ao mediático Festival Sudoeste.

A Praia do Carvalhal é candidata na categoria de Praias de Arribas. Apresenta um bonito cenário natural, com arribas de acentuado recorte, sendo atravessada por um riacho. Localiza-se na freguesia de S. Teotónio, a sul de Zambujeira do Mar. Reúne os requisitos essenciais para o conceito de praia: sol, excelente qualidade de água e do areal, beleza e harmonia com a natureza.
As “7 Maravilhas – Praias de Portugal” pretendem promover a qualidade ambiental de Portugal, nomeadamente das praias, rios e albufeiras, como fator decisivo na escolha de Portugal enquanto destino turístico, projetando um país voltado para o mar, atento às suas riquezas naturais.
As praias candidatas são organizadas nas categorias Praias de Rios, Praias de Albufeiras e Lagoas, Praias Urbanas, Praias de Arribas, Praias de Dunas, Praias Selvagens e Praias de Uso Desportivo.
A lista das 70 pré-finalistas será divulgada a 7 de fevereiro e as 21 finalistas serão divulgadas a 7 de maio. Entre 7 de maio e 7 de setembro, as 21 finalistas serão objeto de votação popular, a qual poderá ser efetuada através de SMS, chamada telefónica, Internet (www.7maravilhas.pt) e no Facebook.
As sete vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria, não podendo ser eleitas mais do que duas maravilhas por região.
Comentários