LPN vai lançar conto para ajudar a conservar aves no Alentejo

Sensibilizar os mais novos para a preservação da Abetarda, Sisão e Peneireiro-das-torres, aves que povoam as planícies alentejanas, é o […]

Sensibilizar os mais novos para a preservação da Abetarda, Sisão e Peneireiro-das-torres, aves que povoam as planícies alentejanas, é o grande objetivo do conto infantil «As Aventuras de Dona Berta, Sansão e Julião», que será lançado pela Liga para a Proteção da Natureza (LPN) no dia 21 de janeiro.

O lançamento vai decorrer em Lisboa, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, que apoia esta edição.

«Com ilustrações de Rui Sousa, e argumento da jornalista Fernanda Freitas, este conto transporta-nos para uma aventura na imensa planície alentejana, no desabrochar da Primavera, onde Dona Berta, Sansão e Julião escolheram viver», revelou num comunicado a associação ambientalista.

O livro foi desenvolvido no âmbito do Projeto LIFE Estepárias e pretende chegar a crianças e jovens até aos 12 anos. «Com esta história é possível ficar a conhecer estas aves ameaçadas, o seu ciclo de vida, as ameaças que enfrentam e o que podemos fazer para ajudar a protegê-las», disse a LPN.

«Além da apresentação pública do conto, com a presença dos autores, haverá para os mais pequenos, uma leitura animada do conto e dinamização de algumas atividades lúdicas», acrescentou a associação.

Mais tarde, a LPN levará este conto a escolas da zona abrangida pelo projeto, nomeadamente «Castro Verde, Mourão/Moura/Barrancos, Vale do Guadiana e Piçarras».

Comentários

pub