Município de Mora investe 320 mil euros em Centro de Interpretação Ambiental

A Câmara Municipal de Mora vai criar um Centro de Interpretação Ambiental, com parque de Arborismo e percurso da natureza […]

A Câmara Municipal de Mora vai criar um Centro de Interpretação Ambiental, com parque de Arborismo e percurso da natureza junto ao Fluviário de forma a atrair mais visitantes e dinamizar o turismo no concelho.

Num investimento de 320 mil euros, o projeto – a concluir até finais de 2012 – consta da implementação de um Percurso da Natureza no Parque Ecológico do Gameiro, um Centro de Interpretação Ambiental e um Parque de Arborismo.

O Percurso da Natureza vai apresentar dois percursos: o primeiro na zona de montado, num total de 2570 metros, e o segundo na zona ribeirinha com 2930 metros, na margem direita junto ao espelho de água a montante do Açude do Gameiro. Este terá este início no Parque Ecológico do Gameiro, com uma ponte de 20 metros. Ao longo de todo o percurso, poderá encontrar-se painéis informativos, ilustrativos e explicativos dos diferentes aspetos observáveis (flora e fauna), incluindo um observatório fechado de observação da fauna.

O Centro de Interpretação Ambiental para exposições, aulas, palestras ou “ateliers” consistirá na transformação do clube náutico que está situado no Parque Ecológico do Gameiro. No interior deste centro, os desenhos a 3D vão tentar simular o estar dentro de um rio, existindo a componente multimédia e atividades variadas para entretenimento.

Adjacente ao Fluviário de Mora, será construído um parque de aventura em cima das copas das árvores – Parque de Arborismo, um espaço de que é um parque de aventuras com percursos acrobáticos em altura, formados por um conjunto de pontes suspensas entre árvores, através de sistemas de plataformas, redes e cabos.

O praticante terá à sua disposição um circuito, com diferentes níveis de dificuldade, onde, durante cerca de 30 minutos poderá percorrer em total segurança mais de sete obstáculos, iniciando com uma parede de escalada com 2,5 metros de acesso à primeira plataforma, para depois passar à passagem de tábuas, à rede de escalada, à ponte himalaia, passagem sobre troncos, às paralelas, ao tronco longitudinal, à ponte japonesa e finalizar no slide, sempre na copa das árvores e com alturas que oscilam entre os dois e os cinco metros. Num contexto descontraído, ao ar livre, neste parque radical vão viver-se experiências intensas de coragem e esforço.

Para o município, o projeto surge “da necessidade de existir uma infraestrutura de lazer com cariz ambiental num espaço de excelência, perfeitamente enquadrado no cenário natural em que se insere. Vai dar mais vida e movimento ao concelho, cativando igualmente os muitos visitantes do Fluviário de Mora”.

O Centro de Interpretação Ambiental vai situar-se na Freguesia de Cabeção, no Parque Ecológico do Gameiro em plena Rede Natura e visa a integração da visita no Fluviário de Mora numa expansão para o espaço exterior através de passeios ecológicos e culturais.

Comentários

pub