Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Sul InformaçãoA chuva de meteoros Gemínidas pode ser avistada da Terra até sexta-feira, mas atinge esta quarta-feira a sua segunda noite de máximo esplendor.

A chuva de Gemínidas ocorre em meados de dezembro quando a Terra atravessa a órbita de um objeto rochoso designado 3200 Faetón, passando através dos seus detritos que se vaporizam ao entrar na atmosfera.

Os meteoros parecem irradiar da constelação de Gémeos, mais precisamente, junto ao “Castor”, daí o seu nome.

festas da cidade de olhao

Na maioria dos anos, é possível avistar entre 80 a 120 Gemínidas por hora num céu limpo, durante este acontecimento anual.

No entanto, desta vez a Lua ainda em início da fase minguante, e portanto muito brilhante, poderá dificultar a observação, estimando-se que seja possível ver apenas cerca de 40 Gemínidas por hora.

As primeiras descrições da chuva de meteoros Gemínidas datam de 1830, quando os relatórios indicavam a queda de 20 meteoros por hora.

Chuvas de meteoros como as Perseidas ou as Leónidas, cujos picos ocorrem, respetivamente, em agosto e novembro, também são conhecidas.

recrutamento zoomarine 2025
emarp

Também poderá gostar

Estação experimental do Ramalhete (Ria Formosa – Faro)|Edificio onde funciona o CCMAR na Universidade do Algarve

CCMAR é parceiro de grande projeto europeu de desenvolvimento da aquacultura

Carlos-Moedas_Sessão-Abertura-open-Days-Bruxelas|Carlos Moedas_Sessão Abertura open Days Bruxelas|Sessão Abertura Open Days 2015 Bruxelas

União Europeia dará segunda oportunidade a projetos de excelência na inovação tecnológica

António Branco assinou protocolos com Universidades japonesas_1|António Branco assinou protocolos com Universidades japonesas_2|António Branco assinou protocolos com Universidades japonesas_3

Universidade do Algarve já tem parceiros no Japão e quer mais