Associação de Paralisia Cerebral de Odemira promove seminário «Capacitar para o Futuro»

A APCO – Associação de Paralisia Cerebral de Odemira vai promover amanhã, dia 10 de dezembro, a partir das 9h30, […]

A APCO – Associação de Paralisia Cerebral de Odemira vai promover amanhã, dia 10 de dezembro, a partir das 9h30, na Biblioteca Municipal de Odemira, o seminário “Capacitar para o futuro”, com o objetivo de celebrar o seu 10º aniversário e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

A sessão de abertura contará com a participação de José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Guerra, diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Beja, e Manuela Forte, presidente da Direção da APCO.

Serão apresentadas várias comunicações: “10 anos de histórias” (APCO), “Qualidade dos serviços nas instituições sociais” (Vítor Dias, Qualificar o Terceiro Sector), “Psicologia positiva” (Luís Neto, Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva) e “Um lugar na sociedade” (Ana Paula Reis, Associação Salvador). Para a tarde estão previstos três workshops, sobre “Capacitação dos pais”, “A escola e a transição para a vida adulta” e “Sexualidade e deficiência”.

A organização conta com o apoio do Município de Odemira, Instituto Nacional para a Reabilitação e Caixa de Crédito Agrícola de S.Teotónio. O seminário será dirigido à comunidade escolar, famílias, técnicos e terapeutas, sendo as inscrições gratuitas.

 

“Sonhar uma casa na paisagem”

A Associação de Paralisia Cerebral de Odemira nasceu do empenho e motivação de pais e amigos de crianças e jovens portadores de deficiência, da necessidade de apoiar essas pessoas que saíam das escolas ou que se encontravam no domicílio por carência de respostas locais.

A APCO iniciou a sua atividade com duas respostas sociais, Centro Atividades Ocupacionais e Apoio Domiciliário, e hoje integra igualmente a Intervenção Precoce na Infância.

Desde 2009 está acreditada como Centro de Recursos para a Inclusão (CRI), dando apoio nas escolas a crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais.

Atualmente, o grande desafio da APCO é a criação do Lar Residencial em Odemira. “Sonhar uma casa na paisagem” é o lema da campanha de angariação de fundos, com vista ao apelo e envolvimento da sociedade civil, empresas e instituições locais e regionais.

Este será um investimento global na ordem de 1 milhão e 30 mil euros, com financiamento de 598.875 euros, pelo Fundo Social Europeu e Orçamento da Segurança Social, no âmbito do programa POPH.

O Município de Odemira atribuiu o subsídio de 100 mil euros e concedeu apoio técnico. O BPI vai atribuir 100 mil euros, referente ao 1º lugar do Prémio BPI Capacitar (ex aequo com outra instituição).

Para concretizar o projeto, a APCO precisa de reunir a restante verba, no valor de cerca de 231 mil euros.

Comentários

pub