Projeto Life Estepárias propõe um passeio entre a estepe e o montado na zona de Safara (Moura)

A equipa do Projeto Life Estepárias vai realizar, no próximo sábado, dia 26 de novembro, um percurso pedestre para observação […]

A equipa do Projeto Life Estepárias vai realizar, no próximo sábado, dia 26 de novembro, um percurso pedestre para observação de aves, na Zona de Proteção Especial (ZPE) de Mourão/Moura/Barrancos.

O concelho escolhido para a realização deste passeio foi Moura, mais concretamente a zona de Safara, cujo nome provém da língua árabe e tem a ver com a localização da freguesia (numa grande planície), uma vez que significa “campina”. O percurso será realizado na Herdade dos Lameirões, situada nesta freguesia.

Para além da observação de aves, que caracterizam estas visitas guiadas do Projeto LIFE Estepárias, este percurso serve também para que os participantes conheçam as ações desenvolvidas em campo do mais recente projecto de conservação de avifauna estepária, levado a cabo pela Liga para a Proteção da Natureza.

Os participantes terão ainda a oportunidade de conhecer o projeto experimental da Herdade dos Lameirões.

Este percurso alia o património natural ao património histórico, sendo possível observar aves como o Grou e apreciar um dos locais com mais importância histórica do concelho de Moura, a Ermida da Coroada da época Medieval, onde se celebrou uma Boda Real entre as Monarquias Portuguesa e Espanhola.

Durante a caminhada, haverá tempo para pausas para descansar, conversar e contemplar a paisagem.

O ponto de encontro (9h00) será na Herdade dos Lameirões, situada na Freguesia de Safara. O monte do Motum, ainda dentro da Herdade dos Lameirões, será o local onde terminaremos o percurso, com um pequeno petisco.

A organização aconselha os participantes a prevenirem-se com roupa e calçado impermeável.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e devem ser feitas até dia 23, através do email [email protected]

Os interessados deverão indicar os seguintes dados: nome, morada, contacto de telemóvel, número de sócio (caso se aplique) e data de nascimento (para efeitos de seguro).

 

Comentários

pub