Presépio de Rua com figuras em tamanho real regressa à vila medieval de Monsaraz

O Presépio de Rua com figuras em tamanho real vai regressar à vila medieval de Monsaraz, no Alentejo. A inauguração […]

O Presépio de Rua com figuras em tamanho real vai regressar à vila medieval de Monsaraz, no Alentejo. A inauguração realiza-se no sábado, dia 3 de Dezembro, pelas 17h, e o presépio poderá ser apreciado até ao dia 6 de Janeiro.

O Presépio de Rua terá 43 figuras e vai estar distribuído pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo, local onde será colocado o conjunto principal com a Virgem, São José e o Menino.

Pelo décimo segundo ano consecutivo, o Município de Reguengos de Monsaraz apresenta esta iniciativa de promoção turística com méritos firmados e elevada criatividade no domínio da animação temática de conjuntos históricos.

Monsaraz vai receber a representação da Natividade com este presépio formado por figuras construídas a partir de grandes estruturas de ferro e rede recobertas por panos de cor crua, impermeabilizados e tratados para o efeito.

Todas as figuras vão estar iluminadas, resultando num efeito visual apreciável para os visitantes que se deslocarem à vila histórica durante a noite.

O Presépio de Rua de Monsaraz, um projeto artístico da autoria de Teresa Martins, foi remodelado e restaurado no ano passado. A escultora manteve os tons pastel nas figuras, mas acrescentou-lhes tons rosa velhos e lilases, alterando também as caras e as mãos, atualmente feitas em cerâmica, ficando com forma e num sentido mais figurativo. Outra das alterações foi a construção de uma choupana com a manjedoura onde fica a Sagrada Família.

Os milhares de turistas que se deslocam a Monsaraz durante esta época do ano podem fazer um percurso pelas ruas históricas “acompanhados” pelas figuras que representam a Natividade, como os Reis Magos, os guardas do castelo, o pastor, a lavadeira, a fiadeira e o almocreve. Em cada ano, as figuras são colocadas noutros locais da vila medieval, atribuindo-lhes um sentido diferente.

Todas as pessoas que visitarem o concelho de Reguengos de Monsaraz poderão beneficiar da campanha nacional “Natal em Reguengos” que vai distribuir através dos meios de comunicação social cerca de 350 mil vouchers com descontos até 700 euros na aquisição de vinhos e azeites na Carmim – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz e nos alojamentos e restaurantes do concelho de Reguengos de Monsaraz que aderiram à iniciativa. Os vouchers podem ser utilizados entre 1 de Dezembro e 5 de Abril de 2012.

A Carmim oferece 25 por cento de desconto em compras até dois mil euros em vinhos e azeites na Carmim Shop, nas lojas Castas e Castiços de Reguengos de Monsaraz, Arraiolos e Monsaraz e na loja online do portal.

No setor do alojamento, o Solar de Alqueva, a Casa Saramago e a Quinta de Santiago dão 10 por cento de desconto em todas as estadias até 1.500 euros. Os restaurantes Sabores de Monsaraz, A Moira e O Aloendro oferecem 10 por cento de desconto em refeições até 500 euros.

 

Comentários

pub