Odemira garante que «cumpre os compromissos nas estruturas intermunicipais»

O Município de Odemira deixa «claro» que tem as suas «contas e faturas regularizadas, tendo sempre honrado os seus compromissos […]

O Município de Odemira deixa «claro» que tem as suas «contas e faturas regularizadas, tendo sempre honrado os seus compromissos para com as estruturas intermunicipais», refere a Câmara em comunicado assinado pelo vereador Ricardo Cardoso.

«Esta preocupação sobre as dívidas dos municípios para com as associações é retórica, porque, neste momento, é conhecida a situação financeira debilitada da maior parte destas estruturas, muito por culpa do não pagamento de compromissos por parte dos seus associados», sublinha ainda o comunicado.

O município alentejano salienta ainda que, por serem «vários os artigos e entrevistas onde o tema é abordado, na sua maioria com imprecisões», «o Município de Odemira apresenta um alerta para a reposição de justiça e da verdade».

«Quando se fala em dois ou três municípios como bons pagadores, e não se faz mais nenhuma referência, dá-se a entender que todos os outros não são cumpridores. Constata-se que, nos últimos tempos, o Município de Odemira não é referido, por certo por imprecisão ou desconhecimento, o que pode levar a leituras transviadas».

A título de exemplo, a nota da Câmara de Odemira refere notícias, que considera «baseadas em dados facultados de forma manipulada», que dão conta de «situações regularizadas por parte de alguns municípios com dívidas à Assembleia Distrital de Beja e em que é omissa a situação, desde sempre regularizada, de Odemira».

«O Município de Odemira sempre se pautou pelo cumprimento na íntegra de todas as suas prestações para com a AMBAAL, CIMAL, Assembleia Distrital de Beja, AMAGRA, REGI, Águas do Alentejo, AMBILITAL e Conservatório Regional do Baixo Alentejo e é, porventura, dos muito poucos municípios que se encontram com as suas contas em dia, do atual ou anteriores mandatos», garante o mesmo comunicado.

«Importante também ressalvar o facto de as quotas e faturas que o Município de Odemira tem de saldar serem, em valores comparativos, mais elevados».

O Município de Odemira afirma ainda que «reitera e torna público o seu respeito, desde sempre, por estas instituições e seus funcionários, comprometendo-se a continuar a assumir estes seus compromissos na íntegra e de forma prioritária».

No entanto, conclui a nota assinada pelo vereador Ricardo Cardoso, Odemira «continuará a analisar, no âmbito da sua gestão de rigor e compromisso, todas as suas participações, de forma a conciliar os interesses de Odemira e dos odemirenses, com os interesses da região».

 

Comentários

pub