Odemira ganha paragem do comboio Intercidades Faro/Lisboa

A administração da CP anunciou a remodelação do serviço do comboio Intercidades, que passa a contemplar uma paragem em cada […]

A administração da CP anunciou a remodelação do serviço do comboio Intercidades, que passa a contemplar uma paragem em cada um dos concelhos atravessados, incluindo uma paragem na estação de Santa Clara-Sabóia, no concelho de Odemira, já a partir do dia 12 de dezembro.

A decisão sobre o novo serviço na Linha do Sul foi apresentada em reunião com os autarcas de Odemira, Ourique e Santiago do Cacém, realizada no dia 22 de novembro.

O Município de Odemira congratula-se pela decisão de ser criada, pela primeira vez, uma paragem do comboio Intercidades no concelho, pois até à data apenas se realizavam paragens técnicas, sem serviço de toma de passageiros.

Tem havido pressão por parte do Município de Odemira e das Juntas de Freguesia do interior, designadamente S. Martinho das Amoreiras, Luzianes-Gare, Santa Clara-a-Velha, Sabóia e Pereiras-Gare junto da Administração da CP, a reivindicar um adequado serviço de transportes ferroviários no concelho.

A população de Odemira e os seus órgãos autárquicos têm-se manifestado contra a supressão de comboios regionais e o encerramento de estações, condicionando a mobilidade e o acesso ao concelho.

«A paragem do comboio intercidades na estação de Santa Clara-Sabóia é de extrema importância estratégica para Odemira, nomeadamente para o interior do concelho e muito em especial para a dinamização turística da Barragem de Santa Clara», salienta a Câmara deste concelho do Baixo Alentejo. 

A CP informou que vai passar a ser utilizada a variante de Alcácer do Sal e que a alteração do percurso e das novas paragens do serviço Intercidades permitem reduzir os seus tempos de percurso, beneficiando o Intercidades Lisboa-Faro e Faro-Lisboa de uma redução de 30 minutos.

A partir de 12 de Dezembro será efetuada a passagem em Setúbal e Alcácer do Sal e será realizada uma paragem por concelho, designadamente em Ermidas-Sado (concelho de Santiago do Cacém), Santa Clara-Sabóia (concelho de Odemira) e Funcheira (concelho de Ourique). Diariamente serão realizadas três viagens, num total de seis comboios Intercidades nos dois sentidos.

Comentários

pub