Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
dia da cidade tavira

Sul InformaçãoA Escola Básica de Martim Longo (Alcoutim) foi batizada no domingo com o nome do professor Joaquim Moreira, seu patrono, oito anos depois do seu falecimento.

Nesta homenagem, estiveram presentes várias entidades locais e regionais, onde se destacavam o diretor regional de Educação do Algarve Alberto Almeida, o presidente da Câmara de Alcoutim Francisco Amaral e o diretor do Agrupamento de Escolas do Concelho de Alcoutim, António Amorim.

Entre o público, destacavam-se vários familiares do Professor Moreira, comovidos com este tributo, que perpetua o trabalho do docente em prol do desenvolvimento da educação no concelho.

lagos eventos

Depois da missa em memória do professor, seguiu-se o descerramento da placa de homenagem e a visita à exposição biográfica. Na sessão de testemunhos, o diretor do Agrupamento de Escolas de Alcoutim enfatizou a “justiça deste ato”, referindo-se à “justa homenagem” realizada agora pela autarquia.

“Ser professor é também, e essencialmente, uma questão de fé”, afirmava o filho do professor, João Pedro, nas sentidas palavras que deixou em memória do pai, sublinhando o carácter “demasiado humano” do educador.

O presidente da Câmara Municipal de Alcoutim realçou o papel fundamental do professor no ensino do concelho de Alcoutim, quando, por exemplo, criou a Telescola em Martim Longo. “Foi o então padre Moreira que, com a sua vontade, tenacidade e persistência, conseguiu que largas dezenas de alcoutenejos fossem mais além e concluíssem aqui o antigo 2º ano”, realçava.Sul Informação

Francisco Amaral aproveitou ainda a ocasião e a presença do diretor regional de Educação para lamentar que os anteriores governantes não tivessem tido “um dia, uma hora, para inaugurar a Escola de Martim Longo, que foi financiada pela Câmara”. “Esta escola foi decidida fazer com muitos murros na mesa, foi tirada a ferros” concluía.

ideias negocios
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Também poderá gostar

Sul Informação - Governo diz que “nenhum aluno será prejudicado” pelos problemas técnicos em prova do 9.º ano

Governo diz que “nenhum aluno será prejudicado” pelos problemas técnicos em prova do 9.º ano

Sul Informação - CCDR organiza workshop sobre Regulamento Geral de Proteção de Dados

Falhas na plataforma digital dificultaram prova final de Matemática do 9º ano

Sul Informação - Alunos de Portimão participaram em mobilidade em Itália

Alunos de Portimão participaram em mobilidade em Itália