Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vilavita

Sul InformaçãoUm seminário integrado no 2º Encontro Regional de Voluntariado Ambiental para a Água (ERVAA), está a decorrer na sala da Assembleia Municipal de Loulé, promovido pela Administração da Região Hidrográfica do Algarve, com o apoio das Universidades do Algarve e de Évora, das Câmaras Municipais de Loulé e de Portimão e da Escola Secundária Poeta António Aleixo de Portimão.

A iniciativa tem como principal objetivo a sensibilização para a gestão participada da água, através do voluntariado ambiental, dirigida às escolas do ensino básico e secundário e a todos os interessados na conservação e sustentabilidade de ecossistemas costeiros e de água doce.

O primeiro dia do evento, que decorrerá em Loulé, destina-se à formação teórica necessária ao desenvolvimento das ações de monitorização e à divulgação de trabalhos realizados pelas Escolas do Algarve. As comunicações distribuem-se por dois painéis: “Voluntariado e Bioindicadores de Ecossistemas Costeiros e de Água Doce” e “Voluntários em Ação”, privilegiando-se a formação de cariz científico e a troca de experiências entre voluntários e especialistas na matéria.

jf-quarteira

Este momento contará com a participação de responsáveis regionais nesta área, nomeadamente a presidente da Administração da Região Hidrográfica do Algarve Valentina Calixto, bem como da vizinha Espanha.

O seminário destina-se a docentes do ensino básico e secundário de qualquer grupo, técnicos da administração pública regional e local, associações empresariais, profissionais, culturais e recreativas, associações de defesa do ambiente, comunicação social, empresas e outros agentes de educação para a sustentabilidade.

Este Encontro prossegue no dia 26, sábado, com quatro saídas de campo para recolha das amostras em três ecossistemas costeiros do Algarve, na Praia da Rocha, na Ria de Alvor e na Ria Formosa, e de um ecossistema de água doce, na Ribeira de Boina (Portimão). Posteriormente será desenvolvido trabalho laboratorial para avaliação dos bioindicadores utilizados para a monitorização da qualidade ecológica da água no âmbito do projeto Voluntariado Ambiental para a Água. Pretende-se, neste dia, dar a formação prática que permita a monitorização de macroinvertebrados bentónicos de água doce (larvas de insetos, gastrópodes, etc), de macroinvertebrados bentónicos de água salgada (bivalves, poliquetas, etc), de ervas marinhas e de foraminíferos.

O Encontro Regional está acreditado para Formação de Professores (0,6 créditos).

 

Sobre o Voluntariado Ambiental para a Água

 

O Voluntariado Ambiental para a Água é um projeto desenvolvido desde 2009 pela Administração da Região Hidrográfica do Algarve IP, em parceria com várias entidades regionais e o apoio de muitas escolas e autarquias.

Tem como principal objetivo contribuir para a gestão participada da água na região do Algarve, nomeadamente através da monitorização voluntária dos ecossistemas de água doce e costeiros. Como ações do projeto salientam-se as seguintes: Campanha de monitorização voluntária dos Rios e Ribeiras do Algarve; Campanha de monitorização voluntária do litoral algarvio.

Na Primavera de 2011, alargou-se a campanha de monitorização voluntária às zonas costeiras, tendo participado 123 professores e mais de 1000 alunos de 40 Escolas, oito técnicos de autarquias e duas técnicas da associação “A Rocha” (ONGA), permitindo abranger um maior número de locais monitorizados e um leque mais diversificado de voluntários.

O projeto tem um Portal/Geoportal (www.voluntariadoambientalagua.com) que permite, entre outros aspetos, o registo on-line do voluntário, a localização georeferenciada do local monitorizado e a introdução on-line dos resultados.

jf-quarteira
vilavita

Também poderá gostar

Sul Informação - Soluções inovadoras de gestão da água são tema de evento internacional na vila de Cuba

Soluções inovadoras de gestão da água são tema de evento internacional na vila de Cuba

Sul Informação - Algarve fez-se representar na 3ª Conferência das Nações Unidas para os Oceanos, em França

Algarve fez-se representar na 3ª Conferência das Nações Unidas para os Oceanos, em França

Sul Informação - “BiblioÁgua” alia literatura e educação ambiental para sensibilizar alunos farenses

“BiblioÁgua” alia literatura e educação ambiental para sensibilizar alunos farenses