Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoO Grupo de Ação Local Adere – que engloba os municípios de Monchique, Vila do Bispo, Aljezur, Lagos, Portimão e Silves – enviou uma carta ao ministro da Economia Álvaro Santos Pereira, onde questiona a ausência do Turismo de Natureza, saúde e bem-estar no Plano Estratégico Nacional de Turismo para o Algarve.

Em missiva assinada por Rui André, presidente da Câmara de Monchique, o GAL diz ter conhecimento de que o Turismo de Portugal poderá dar instruções à Associação de Turismo do Algarve para que, «no ano de 2012, não realize ações de promoção em torno do turismo de natureza ou outra, privilegiando e entendendo como produtos estratégicos o sol e praia, o golfe, incentivos e turismo residencial» e revela «estranheza pela não inclusão/aposta no Turismo de Natureza saúde e bem-estar, implicitamente ligados aos territórios onde intervêm os GAL do Algarve».

Segundo o documento a que o Sul Informação teve acesso, para o GAL – Adere, «seria um erro crasso não reconhecer as enormes oportunidades decorrentes da proximidade com o complexo turístico de Sul e praia em territórios de qualidade e valia ambiental absolutamente invulgares, principalmente numa fase, em que a natureza, o ambiente e as atividades que lhe estão associadas estão em clara expansão».

festival do marisco de olhao

Por isso, Rui André na missiva dirigida ao ministro da Economia, em nome dos três GAL do Algarve, faz votos que a situação seja reversível e passível de ser alterada por Álvaro Santos Pereira.

O GAL Adere considera ainda que, «a ser verdade, tal situação deita por terra todo um trabalho de várias entidades e privados no sentido de colocar, com toda a legitimidade, estes produtos turísticos como um dos produtos chave para o Algarve».

O facto de o mercado turístico de natureza, saúde e bem-estar abranger «mais de 22 milhões de pessoas na Europa», também é realçado, bem como a candidatura dos GAL do Algarve, com um investimento superior a meio milhão de euros, tendo em vista um investimento no turismo de natureza como forma de garantir a sustentabilidade destes territórios de baixa densidade populacional».

Por fim, é reforçada a ideia de que «não será compreensível que a estratégia do Turismo de Portugal, para o Algarve, não reflita de uma forma clara e inequívoca que, para além do sol e praia, golfe, incentivos e turismo residencial, o turismo de natureza, saúde e bem-estar não esteja contemplado» no PENT.

vamos à vila 2025

Também poderá gostar

Voo Inaugural Nova Iorque Faro United Airlines 2025_HR (17)

Frank Sinatra e muitos sorrisos na chegada do primeiro voo entre Nova Iorque e Faro

An United Airlines passenger aircraft departing Newark Liberty International Airport taking off

Vêm aí os americanos: primeiro voo direto entre Nova Iorque e Faro é já no sábado

Foto: Nuno Costa | Sul Informação (Arquivo)

Movimento de passageiros no Aeroporto de Faro sobe 4% no primeiro trimestre