Exposição mostra peças da coleção etnográfica de Odemira

“A coleção etnográfica de Odemira – ontem e hoje” é o tema da exposição que vai estar patente ao público […]

“A coleção etnográfica de Odemira – ontem e hoje” é o tema da exposição que vai estar patente ao público na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, entre os dias 22 de Novembro e 17 de Dezembro.

A inauguração acontecerá no dia 22 de novembro, pelas 18 horas, com um momento de conversa com Justino Abreu dos Santos, ex-presidente da Câmara Municipal de Odemira, e Pedro Prista, antropólogo, investigador e docente universitário.

Esta exposição tem por objetivo divulgar a Coleção Etnográfica do Município de Odemira, revelando várias peças emblemáticas e permitindo uma reflexão entre o seu contexto histórico e social e os dias de hoje.

A Coleção Etnográfica de Odemira é constituída por mais de mil peças, representativas dos ofícios tradicionais ligados à madeira, metal, curtumes, cestaria, moagem e fabrico de pão, pastorícia, comércio e ocupações domésticas.

Justino Abreu dos Santos iniciou funções, enquanto primeiro presidente de Câmara eleito democraticamente pela população de Odemira, a 3 de Janeiro de 1976, num ambiente social e político de grande atividade e esperança num país novo.

Cerca de um ano depois de ter assumido o cargo, o Dr. Justino, como ainda hoje é conhecido, em conjunto com alguns colaboradores, iniciaram uma ação de recolha de peças etnográficas no concelho, com a intenção de criar um museu, onde fossem representadas as formas de vida tradicionais da região e as artes e ofícios que estavam a desaparecer.

A notícia do interesse do Município em peças relacionadas com o modo de vida tradicional foi posta a correr nas Comissões de Moradores e depressa chegou a toda a população.

Comentários

pub