A Câmara de Portimão vai este ano reduzir os gastos com iluminação de Natal em 90%, soube o Sul Informação.
A decisão já foi tomada pelo executivo municipal e prevê que este ano apenas se gastem 20 mil euros nas iluminações natalícias das principais ruas da cidade, bem como no resto do concelho. No ano passado, esse gasto atingiu os 200 mil euros.
O corte «drástico» neste tipo de gastos integra-se nas restantes medidas que a autarquia, a braços com graves problemas financeiros, está a fazer, nomeadamente ao nível do funcionamento interno, como o Sul Informação já deu conta em primeira mão.
Fonte do Gabinete da Presidência da Câmara de Portimão disse ao nosso jornal que, em compensação, a autarquia irá «comprar mais cabazes de Natal» para as famílias carenciadas.
A mesma fonte acrescentou que, a par deste corte, que afeta sobretudo a zona comercial do centro da cidade, a Câmara irá «facilitar, caso os comerciantes assim o pretendam, a instalação de iluminações de Natal por parte dos próprios comerciantes». Assim, segundo a Câmara, «caso as associações de comerciantes e ou empresários entendam financiar a iluminação de algumas artérias da cidade, a autarquia compromete-se a suportar os custos de consumo à EDP, os licenciamentos que estiverem em causa e o apoio logístico à instalação».
No que diz respeito à animação de Natal, a edilidad manifestou já o seu acordo e disponibilidade financeira para que possam decorrer algumas iniciativas na Alameda da Praça da República, ao abrigo da Carta Compromisso assinada entre a Câmara de Portimão e a UAC – Associação de Desenvolvimento de Portimão Pró-Comércio.
Entre essas atividades conta-se um mercadinho temático sobre colecionismo e antiguidades, a feira Stock Out de Inverno, feira de artesanato e uma degustação de chás e doces tradicionais de Natal. A autarquia suportará os encargos necessários para concretizar estas ações, estimados em 17.900 euros.
Por seu turno, os alunos do curso de Design do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes vão decorar os vidros das montras de lojas que estão devolutas na zona comercial de Portimão, para minimizar o seu impacto negativo.
Mas não será só ao nível do Natal que haverá cortes, em Portimão. A Câmara também não irá gastar tanto dinheiro como em anos anteriores nos festejos da passagem de ano.
Assim, ao que o Sul Informação apurou, apenas está previsto um fogo de artifício simbólico e animação em alguns pontos do município, mas feita por grupos locais.
Caso os empresários e ou comerciantes portimonense encontrem meios de financiamento para a realização destes eventos, com programas de reconhecida qualidade, a edilidade garantirá, porém, os licenciamentos necessários e o apoio logístico.
No Algarve, como no resto do país, são inúmeras as Câmaras Municipais que este ano decidiram ou cortar totalmente os gastos nas decorações natalícias ou pelo menos reduzi-los. Na região algarvia, em Lagoa, por exemplo, este ano não haverá iluminações de Natal nas ruas, enquanto em Tavira o corte foi de 50%.
No Alentejo, a situação também não é diferente: a Câmara de Évora vai aplicar 15 mil euros no sistema luminoso e na ajuda às famílias mais carenciadas. Em Beja, o vereador Miguel Góis revelou que os «constrangimentos financeiros» obrigaram a uma redução de «cerca de 75 a 80%»
Atualizado às 18h30