Programa «Odemira Simplifica» regista bons resultados

O Município de Odemira já iniciou o processo de implementação da Contabilidade Analítica, que deverá estar concluído até ao final […]

O Município de Odemira já iniciou o processo de implementação da Contabilidade Analítica, que deverá estar concluído até ao final de 2012, tendo já sido apurados os primeiros valores no âmbito das obras realizadas por administração direta.

O Projeto de implementação da Contabilidade Analítica insere-se no Programa Municipal de Simplificação Administrativa do Município de Odemira, com vista à eficiência no funcionamento e tendo por objetivo melhor informação, maior organização e ganhos económicos.

Com a implementação da contabilidade analítica e respetivo conjunto de sistemas de informação, o município irá obter novos dados e nova informação de apoio à decisão e à gestão.

O processo foi iniciado com o apuramento dos custos das obras realizadas por administração direta do Município, seguindo-se as áreas relacionadas com o Fundo Social Municipal.

O objetivo da Contabilidade Analítica no sector público é proporcionar aos gestores a informação necessária para um melhor planeamento e controlo. Permite apurar custos reais de serviços, justificar o valor das taxas e preços, facilitar a elaboração do orçamento ou apoiar a decisão de a entidade assumir diretamente determinado serviço /atividade ou contratar entidades externas.

Odemira junta-se, assim, ao restrito grupo de municípios portugueses com o processo de implementação de Contabilidade Analítica a decorrer.

Comentários

pub