Odemira reflete sobre desenvolvimento sustentável em territórios de baixa densidade

“O desenvolvimento sustentável nos territórios de baixa densidade: Onde estamos? Que tipo de governação promover?” é o tema do primeiro […]

“O desenvolvimento sustentável nos territórios de baixa densidade: Onde estamos? Que tipo de governação promover?” é o tema do primeiro congresso regional da responsabilidade do Município de Odemira, agendado para os dias 28 e 29 de outubro, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira.  

Os principais objetivos deste congresso passam por debater a estratégia da União Europeia para os territórios de baixa densidade e para o Baixo Alentejo em particular, mobilizando os diversos agentes públicos e privados da região para uma reflexão e debate sobre as políticas públicas e as instituições no suporte à mudança e ao desenvolvimento de soluções inovadoras.

Outros objetivos são apresentar e refletir sobre projetos inovadores de desenvolvimento rural e ainda identificar as condições de governação para o desenvolvimento de abordagens inovadoras, que potenciem os recursos endógenos dos territórios de baixa densidade e respondam aos grandes desafios do século XXI.

Para participar neste congresso, foram convidadas diversas entidades ligadas ao tema, designadamente Samuel Thirion, administrador do Conselho da Europa, Rogério Roque Amaro, da ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, Pedro Prista, docente do ISCTE – IUL, Isabel Maria Gomes Rodrigo, docente no Instituto Superior de Agronomia, João Fermisson e Nuno Duarte, em representação do Improve Consult – Consultadoria e Estudos Lda, Gilda Farrell, chefe de divisão do Conselho da Europa, Rui Nuno Baleiras, docente da Universidade do Minho e antigo secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Stefano Stortone, em representação da Rede Italiana de Municípios, Marta Cabral, em representação da Associação Casas Brancas, Catarina Selada, em representação do Centro de Inteligência em Inovação, entre outras.

Este será o primeiro de uma série de congressos que pretendem, a partir da estratégia Comunitária 2020, contribuir para a identificação de fatores críticos de sucesso ao nível da sustentabilidade económica, social e ambiental de dinâmicas de natureza inovadora em territórios de baixa densidade.

Para a organização do congresso, o Município de Odemira conta com a parceria do Instituto Politécnico de Beja, da Universidade de Évora e do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade e com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola de S. Teotónio.

Comentários

pub