Obras de requalificação urbana de Odemira começam esta terça-feira

A empreitada para a Requalificação Urbana de Odemira vai iniciar-se esta terça-feira, dia 4 de outubro. O investimento global representa […]

A empreitada para a Requalificação Urbana de Odemira vai iniciar-se esta terça-feira, dia 4 de outubro. O investimento global representa um investimento de 2.520.703,71 euros, com o prazo de execução de 420 dias, no âmbito da candidatura ao QREN, aprovada em abril de 2010.

Segundo a Câmara local, responsável pelas obras, os trabalhos serão realizados por zonas, de forma faseada. As primeiras ruas que receberão obras são a Rua Comandante Guilherme Gomes Fernandes, a zona de acesso ao Estabelecimento Prisional e o acesso ao Lar e Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Odemira.

As intervenções previstas passam pela requalificação dos espaços públicos, infraestruturas viárias e redes de abastecimento de água e drenagem de águas residuais. Para uma segunda fase, está prevista a renovação de iluminação pública e colocação de sistema Wi-Fi.

O objetivo é «tornar Odemira uma vila renovada, dinâmica, atrativa e sustentável, com espaços de qualidade e acessíveis a todos, que promovam as mais diversas formas de vivência urbana».

São três as dimensões que traduzem os objetivos estratégicos para requalificação urbana do núcleo antigo e artérias comerciais da vila de Odemira:

“Amiga do ambiente” (melhoria da eficiência dos sistemas de abastecimento de água, de drenagem de águas pluviais e domésticas e melhoria da higiene urbana);

“Tudo a pé” (privilegiar a circulação pedonal e disciplinar a circulação viária, tirando partido da pequena escala da vila, onde tudo é perto e tudo se faz bem a pé, requalificar os espaços públicos e facilitar a mobilidade);

“Vida na vila” (criar novas áreas de estadia e requalificar as existentes de forma a dinamizar a vivência de rua, fomentar o comércio local e entender os espaços públicos como espaços de cidadania, e estabelecer parcerias para fomentar iniciativas comerciais, sociais e culturais que dinamizem a economia local).

 

 

Comentários

pub