A Câmara Municipal de Loulé vai celebrar um protocolo com o Instituto Superior Técnico, que este ano assinala o centenário da sua fundação. Segundo a autarquia, no centro desta parceria está o espólio do louletano Duarte Pacheco, diretor e principal responsável pela construção daquela escola de engenharia, e da qual a autarquia é depositária.
Assim, a Exposição “Duarte Pacheco – do IST ao Terreiro do Paço” é uma das iniciativas comemorativas que está a decorrer no âmbito do 100º aniversário do Técnico e que contempla um conjunto documental cedido pela edilidade.
Os documentos ficarão sob a responsabilidade do IST para efeitos de digitalização e difusão, incluindo a estabilização de documentos, a descrição documental, a transferência de suporte para imagens digitais, bem como a comunicação e difusão local, em arquivo digital, em exposição física e virtual e publicações derivadas.
A Câmara de Loulé ficará depois com um exemplar de todos os produtos derivados produzidos pelo Instituto, para além dos documentos originais.
Considerando as disposições para a elaboração de um arquivo intelectual, o processo compreenderá a integração das imagens digitais produzidas e respetiva metainformação no quadro de classificação do IST, para o que será considerada a descrição das unidades arquivísticas e sua associação a uma estrutura intelectual funcional, enquanto reflexo da missão, das atividades administrativas e de gestão, bem como das relações institucionais associadas ao IST e a Duarte Pacheco
O IST promoverá a publicitação da sua colaboração com a Autarquia, no seu arquivo digital, nomeadamente no seu site, bem como a colocação de uma ligação para o site da edilidade
Todas as despesas inerentes ao empréstimo, digitalização e difusão dos documentos serão da responsabilidade do IST.
«Esta iniciativa reveste-se de especial importância para a preservação do património documental do Concelho de Loulé, em particular da documentação relativa à figura de Duarte Pacheco, uma das personalidades mais ilustres de Loulé», salienta a autarquia.