Feira de Castro acontece já no próximo fim de semana

A tradicional Feira de Castro volta a invadir as ruas de Castro Verde nos dias 15 e 16 de outubro, […]

A tradicional Feira de Castro volta a invadir as ruas de Castro Verde nos dias 15 e 16 de outubro, motivando também um vasto programa cultural e de espetáculos.

É aqui que, todos os anos, sob a luz de Outono, vendedores apregoam, entre o fumo da castanha assada e a parafernália de gente, artigos e mercadorias numa autêntica roda-viva chamada “Feira de Castro”.

São rostos e vivências que aqui se cruzam num misto de experiências, convívio e encontro – entre familiares e amigos, comerciantes e fregueses – intensificado pelo ambiente de feira, mas também pelo valorizar da tradição e do património cultural da região.

Nesta Feira de Castro 2011, canta-se o baldão, toca-se a campaniça e ouvem-se as vozes dos corais, mas também a música tradicional portuguesa.

Na sexta-feira, dia 14 de outubro, sobem ao palco do Cineteatro Municipal, a partir das 21h30,o grupo de Música Tradicional Portuguesa, Toques do Caramulo, numa fusão entre as sonoridades rudes da tradição e as cores das novas músicas onde as recriações dinâmicas, livres e muito festivas do repertório esquecido da Serra do Caramulo são uma constante.O espetáculo é co-financiado pelo INALENTEJO. QREN. UE.

Ainda nesta noite, juntam-se aos Toques do Caramulo, o Grupo de Violas Campaniças, para uma noite marcada pelos sons da tradição.

No sábado, dia 15, às 11h e às 14h, há desfile de Bandas Filarmónicas pelas principais artérias de Castro Verde e ruas da Feira, onde participam a Banda Filarmónica 1º de Janeiro e a Banda Filarmónica 1º de Dezembro de Moncarapacho.O tradicional desfile de corais – Planície a Cantar – está agendado para as 15h00 de sábado, e decorrerá da Rua D. Afonso I até à Praça da Liberdade numa homenagem ao mundo rural e às polifonias alentejanas, cantando a vida, a planície e o trabalho.

O cante ao desafio, que outrora acontecia de forma espontânea na Feira, manifesta-se, de alguns anos a esta parte, num encontro organizado pela Cortiçol.

São cantadores de baldão que descem da serra para se juntar aos campaniços, embalados pela mestria dos tocadores de viola campaniça.

O serão do XXI Encontro de Tocadores de Viola Campaniça e Cantadores de Despique e Baldão volta, por isso, a dinamizar um dos traços culturais mais genuínos da história da Feira – o cante -,e acontece a partir das 21h00 de sábado, na Associação de Caçadores das Sesmarias (antiga Taberna do Bravo).

Durante estes dias poderá também visitar a II Mostra de Aves de Castro Verde, no Pavilhão de Mostras do Largo da Feira, numa iniciativa promovida pela Associação Ornitológica de Aljustrel, com o apoio da Câmara Municipal de Castro Verde. A Mostra pode ser visitada nos dias 15 e 16 de Outubro, a partir das 10h00.

Também a Associação de Agricultores do Campo Branco organiza, no âmbito da Feira de Castro 2011, uma Mostra Pecuária de Pequenos Ruminantes (Ovinos e Caprinos) e um Colóquio sobre Parasitismo nos Ruminantes e PAC após 2013 (14 de outubro, Sala Azul da AACB. 17h00).

A Mostra pode ser visitada no dia 14 de outubro, das 16h00 às 19h00, e no dia 15 e 16 de Outubro, das 10h00 às 19h00, no Pavilhão Multiusos da AACB.

Comentários

pub