Exposição “Conversas do Reino da Caça” na vila medieval de Monsaraz

“Conversas do Reino da Caça” é o título da exposição de pintura animalista que Maria José Cardoso de Souza e […]

“Conversas do Reino da Caça” é o título da exposição de pintura animalista que Maria José Cardoso de Souza e António Villar de Souza vão apresentar na Igreja de Santiago, na vila medieval de Monsaraz. Organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz, esta mostra será inaugurada na sexta-feira, dia 28 de outubro, pelas 17h30, e vai estar patente até ao dia 15 de dezembro.

“Conversas do Reino da Caça” é uma exposição temática de 64 trabalhos em aguarelas, óleos, acrílicos e sanguíneas que pretende chamar a atenção para a fauna cinegética no seu meio ambiente, retratando cenas apaixonantes de que só os caçadores são testemunhas.

Maria José e António Villar de Souza, artistas radicados em Reguengos de Monsaraz, expressam-se livremente em escultura, pintura, desenho e cerâmica, em qualquer dos seus modos técnicos de realização. Embora a escultura e a cerâmica de autor tivessem sido as técnicas impulsionadoras para uma arte intelectualizada, foi a temática animalista que mais os projetou.

Depois da inauguração desta mostra, haverá uma conversa entre caçadores sobre algumas histórias que os quadros expostos vão fazer reviver, mas também sobre a caça de uma forma geral.

Nestas ”Conversas do Reino da Caça” vão participar Artur Guérin, presidente do Clube Português de Monteiros e da Associação dos Armeiros de Portugal, João Carvalho, da Associação Nacional de Proprietários e Produtores de Caça, representantes de entidades oficiais distritais ligadas à caça, agentes turísticos, gestores de associações cinegéticas e caçadores.

A exposição “Conversas do Reino da Caça” tem como público-alvo os aficionados da festa brava, cavalos, caça e cães e pode ser apreciada entre as 10h e as 13h e das 14h às 17h30, na Igreja de Santiago.

A obra de António Villar de Souza, com 50 anos de vida artística e de Maria José, com 25, tem admiradores em muitos países, resultado da sua entrega missionária à arte.

Comentários

pub