Exposição «Lugares Alentejanos na Literatura Portuguesa» abre na Fábrica de Braço de Prata em Lisboa

A exposição “Lugares Alentejanos na Literatura Portuguesa”, uma iniciativa da Estação Imagem em parceria com a Câmara de Mora, está […]

A exposição “Lugares Alentejanos na Literatura Portuguesa”, uma iniciativa da Estação Imagem em parceria com a Câmara de Mora, está patente em Lisboa a partir de dia 2 de novembro, com inauguração às 19h30, na Fábrica de Braço de Prata, onde ficará em permanência na capital até 27 novembro.

Esta mostra resulta “do entrecruzar da palavra e do olhar sobre o passado e o presente do Alentejo, que aliam o imaginar de leituras originadas na escrita e o ler de uma crónica originada na imagem. Buscámos, primeiro, o lugar do Alentejo na obra de escritores e poetas portugueses que lhe pertencem por nascença ou adoção e em cuja prosa ou verso reside, ao longo de pouco mais de século e meio, a «viva, obsidiante memória» dos seus lugares e gentes.

Estes Lugares Alentejanos foram imaginados e realizados pela Estação Imagem, associação cultural sediada em Mora, que, através de iniciativas pluridisciplinares de caráter documental centradas no Alentejo, se dedica a guardar, fomentar e divulgar a memória pela imagem. Os autores da exposição são Luísa Ferreira, Bruno Portela, Leonel de Castro, José Manuel Ribeiro, Bruno Rascão, Céu Guarda, Fernando Veludo, Pedro Letria, Luís Barra, António Carrapato, Luís Vasconcelos e Luís Ramos.

A Estação Imagem é uma associação sem fins lucrativos dedicada ao estudo e promoção da imagem, com particular enfoque na fotografia documental. Criada em Mora e elegendo o Alentejo como campo de ação, a Estação Imagem propõe-se dar um contributo ativo à luta contra a desertificação e o isolamento da região.

 

Patente de 3 a 27 de Novembro

Horário:           terça:              20h00 – 02h00

quarta/ quinta  18h00 – 02h00

sexta/ sábado 18h00 – 04h00

domingo          15h00 – 24h00

Comentários

pub