Festival Sete Sóis, Sete Luas traz teatro, música, arte e património a Odemira

O Município de Odemira e o Festival Sete Sois Sete Luas oferecem, nos dias 23 e 24 de setembro, uma viagem […]

O Município de Odemira e o Festival Sete Sois Sete Luas oferecem, nos dias 23 e 24 de setembro, uma viagem fantástica pela cultura mediterrânica, onde o teatro de rua, a arte, a música tradicional e o património se mostram de forma diferente, com criatividade, emoção… e entradas livres.  

Na Biblioteca Municipal de Odemira, estará patente a exposição itinerante “Levantado do Chão”, da Fundação José Saramago, que homenageia o Nobel da Literatura e uma das suas obras seminais. A exposição pode ser apreciada entre as 10 e as 18 horas. 

O artista Simon Benetton (Itália) vai expor grandes esculturas de vidro e ferro na Biblioteca Municipal e na Praça José Maria Lopes Falcão.

As suas “criaturas” parecem raios solidificados, jactos para o infinito que quebram todas as barreiras físicas, rebentos de vida que desabrocham. A inauguração será no dia 23, às 18.30h, com a participação do artista.

A Sopa dos Artistas (Associação Local de Artistas Plásticos) apresentará diversas esculturas, pinturas e outras intervenções artísticas na Praça José Maria Lopes Falcão. Com a apresentação da exposição poderá ser saboreada uma verdadeira sopa, confecionada pelos próprios membros da Sopa dos Artista, no dia 23, pelas 19h.

A música tradicional alentejana também fará parte do programa, com a actuação do grupo “Atar e por ao fumeiro”, de S.Teotónio, na Praça José Maria Lopes Falcão, dia 23, a partir das 19h. 

No sábado, dia 24 de Setembro, pelas 10h, as Jornadas Europeias do Património integram o festival, com a realização de uma palestra sobre o tema “Património, Paisagem Urbana” na Biblioteca Municipal e uma visita guiada pela vila de Odemira, com a participação do historiador António Martins Quaresma.

O teatro sairá à rua no sábado. A partir das 18.30 h, na Zona Ribeirinha, o grupo de Teatro 3 em Pipa apresentará a peça “Mais ou Menos Isso”. Pelas 19.30h, na Praça Sousa Prado, o grupo Teatro ao Largo apresentará “O Auto do Velho da Horta”, de Gil Vicente.  

O espetáculo “The Wolves”, pela companhia de teatro Deabru Beltzak (País Basco) vai trazer a Odemira grandes e sofisticadas marionetas articuladas e muitos efeitos especiais, que provocam no público uma mistura de emoções. Para ver na Rotunda do Lagar, Rua Sousa Prado e Praça da República, no dia 24, pelas 21.30h.

O Festival Sete Sóis Sete Luas propõe ao seu público um espaço de exposição de produtos tradicionais provenientes dos locais por onde passa. A par de produtos de outras regiões e de outros países, os espectadores poderão conhecer o doce de Framboesa produzido pela Hortejo (Luzianes-Gare).

Nascido entre Portugal e Itália, o Festival Sete Sóis Sete Luas desenrola-se, hoje, ao longo de um itinerário que conta com 25 cidades em 10 países, entre Itália, Portugal, Grécia, Espanha, França, Marrocos, Israel, Cabo Verde, Croácia e Brasil, envolvendo mais de 400 artistas.

Em dezanove anos de vida, o Festival inventou o seu próprio género, descobrindo mil formas de reinterpretar a tradição popular.

Comentários

pub